Educação

Cursos de Enfermagem promovem Aula Magna Integrada

Efeitos blast nas vítimas de explosão foi tema do evento realizado no canal da Unipar no Youtube

Cursos de Enfermagem promovem Aula Magna Integrada

Em parceria, os cursos de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidades de Cascavel, Umuarama, Francisco Beltrão e Guaíra realizaram a Aula Magna de 2021. Palestra teve como tema “Efeitos blast nas vítimas de explosão”, ministrado pelo suboficial enfermeiro da Marinha do Brasil Jalbert Azeredo.

O profissional apresentou conceito da onda de choque e do efeito blast, sob a visão do doutor Ambroise Paré, dividindo em fases: blast primário (onda de choque), secundário (projéteis / fragmentos), terciário (deslocamento do corpo), quaternário (queimaduras). Ainda discorreu sobre os meios de propagação e órgãos acometidos.

Logo de início, para exemplificar sua fala, usou cena do filme “Swordfish – Senha” (2001, EUA), mostrando a onda de choque, caracterizada pelo efeito de varrer tudo o que estiver na frente após o explosivo.

Segundo avaliou, o local da explosão dá informações valiosas para o socorrista. “Avaliar a cena é uma das fases principais do atendimento, considerando os mecanismos de lesão, que podem ser gravíssimas – mutilação, incapacidade definitiva e até morte”, afirmou.

O suboficial definiu o que é explosão e quais são as causas principais. Ainda, indagou: “Todas as pessoas na área de explosão serão atingidas?”

Outro momento de sua reflexão teve como foco as prioridades no atendimento pré-hospitalar dessas vítimas. Reforçou: “Fiquem atentos às principais causas de morte. Não se esqueçam de prevenir nos primeiros socorros os 3H: hipovolemia, hipóxia e hipotermia”.

Confira a palestra na íntegra no canal da Unipar no Youtube.