Saúde

Covid-19: Cascavel já aplicou 93,33% das doses recebidas

Em Cascavel, vacinação segue com boa resposta da população

Covid-19: Cascavel já aplicou 93,33% das doses recebidas

Cascavel – A Secretaria Municipal de Saúde informou que haverá uma repescagem da vacinação contra a Covid-19 nesta sexta-feira (1º), em Cascavel. As pessoas com 18 anos ou mais que ainda não tomaram a primeira dose da vacina devem procurar as unidades de saúde do município (UBSs e USFs), das 8h às 12h.

Os postos dos Bairros Santa Cruz, Floresta e Nova retomam hoje o atendimento para o público geral. As unidades se tornaram referência para Covid-19 e estavam realizando atendimento exclusivo desde o dia 24 de maio, por conta do aumento dos casos. Agora, com a redução da demanda, as três unidades voltam ao atendimento normal.

Conforme um levantamento de dados do Painel de Vacinação do Ministério da Saúde, até o dia 22 de setembro Cascavel aplicou 93,33% das doses enviadas pelo governo, percentual que é considerado alto. Assim, quem ainda não recebeu sequer a primeira dose do imunizante deve procurar a unidade de saúde mais próxima, com documentos em mãos, como CPF ou cartão nacional de saúde, carteira de vacinação, documento com foto e comprovante de residência.

Fiscalização

Em sentido contrário, o TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná) cobrou esclarecimentos de sete prefeituras paranaenses que apresentam índice de aplicação inferior a 70% das vacinas contra a Covid-19 que já receberam, conforme dados do painel de vacinação do Ministério da Saúde, que é alimentado pelas próprias administrações municipais. As notificações foram enviadas aos prefeitos, por meio do Canal de Comunicação, ferramenta de diálogo institucional entre o TCE-PR e seus jurisdicionados.

O levantamento também foi concluído em 22 de setembro. Naquela data, as sete administrações municipais notificadas registravam índices de aplicação entre 61,6% e 69,8% das doses de imunizantes que haviam recebido. O levantamento e o cruzamento de dados foram realizados pela Coordenadoria de Sistemas e Informações da Fiscalização do tribunal.

No ofício enviado às sete prefeituras, a Comissão de Acompanhamento de Gastos com a Covid-19 reafirma a necessidade de registro diário e de forma individualizada, no SI-PNI (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização), dos dados referentes à aplicação das vacinas.

Essa obrigatoriedade de alimentação diária do SI-PNI está prevista no artigo 15 da Lei nº 14.124/21. Já prevendo eventuais dificuldades de acesso ao sistema pela internet, o Ministério da Saúde recomenda que, quando isso ocorrer, os dados sejam lançados no prazo máximo de 48 horas após a aplicação, para garantir a rastreabilidade dos imunizantes.

Foto: Secom

Atualização traz 231 em 24h

Boletim epidemiológico divulgado na tarde de ontem (30), pela Secretaria de Saúde de Cascavel trouxe a atualização das últimas 24 horas com mais 231 novos casos, com 119 pacientes considerados recuperados. O boletim também confirmou mais cinco óbitos por Covid-19. No total, Cascavel soma agora, de acordo com o último boletim, 50.156 casos positivos, 48.866 pacientes recuperados, e 1.059 óbitos.