A semana da pátria é um excelente momento para despertar em todos a noção de patriotismo. Principalmente num momento em que a escolha dos nossos representantes está bem próxima.

Desde o grito de D. Pedro I às margens do Ipiranga em 1822, o Brasil se tornou um território independente. Não mais controlado por Portugal, começou a se formar um país que caminhava com suas próprias pernas. O Brasil em que hoje vivemos passou muitas outras grandes lutas após sua independência. Entre elas as que estavam relacionadas ao sistema de governo e as crises políticas, territoriais, sociais, econômicas, entre outras.

A tradição de celebrar o 7 de setembro nas escolas consegue fazer com que o orgulho de ser brasileiro retome o coração de crianças e adultos. O ato de cantar o hino nacional e hastear a bandeira verde e amarela diariamente é um ritual que todos, independente da idade, já vivemos.

Sabemos que em momentos de crise é preciso perseverar e ensinar às crianças e jovens que as diferenças de pensamentos não podem influenciar em seus relacionamentos com os demais cidadãos. A liberdade de pensamento e de expressão deve ser respeitada, pois se um país é livre, seus habitantes também devem ser.

A Semana Cívica 2018 no Colégio Santa Maria, foi realizada com muito orgulho e patriotismo. Todas as manhãs, no primeiro horário, foi hasteada a Bandeira Nacional ao som do Hino Nacional Brasileiro, com a participação de todos os alunos e professores do turno matutino. Os alunos e professores do Ensino Fundamental 1 e Educação Infantil, do período da manhã, por volta das 9h30, realizaram atividades artísticas como jograis, poesias, músicas e encenações sobre o tema: “Nossa Pátria Brasil”.

Assim, esta mesma organização foi realizada no período vespertino, com os alunos do Ensino Fundamental 1 e Educação Infantil, no horário aproximado das 16h. Desenvolver e valorizar atitudes cívicas, respeito e homenagem à Pátria, são compromissos importantes em todas as programações do Colégio!

Destaque no esporte

O Colégio Santa Maria, parabeniza com muito orgulho os seus alunos que participaram entre os dias 7 e 9 de setembro de 2018, do 25º Campeonato Brasileiro de Karatê "Interestilo, em Brasília (DF).
O aluno Roberto Junior Lizzi Bonfim (7º ano A – EF2), conquistou três medalhas de Bronze e uma de Prata, na categoria Infantil "A".
E o aluno Victor Hugo Rempel (9º ano C – EF2) conquistou duas medalhas de Bronze, na categoria Infanto Juvenil "B".
Sigam com muita dedicação e sucesso o decorrer de todas as suas conquistas!