Opinião

Coluna OAB Cascavel: Diagnóstico inédito, Inovação

Coluna OAB Cascavel: Diagnóstico inédito, Inovação

Coluna OAB Cascavel: Diagnóstico inédito, Inovação

Declaração de IR

Os advogados tributaristas Otávio Taube Toretta e Tereza Cristina de Souza Richetti foram os palestrantes do evento “Imposto de Renda de Pessoa Física para Advogados”, realizado terça-feira, na OAB Cascavel. A iniciativa partiu da Comissão de Direito Tributário da Subseção. O evento foi realizado de forma híbrida e serviu para tirar dúvidas dos colegas sobre a correta forma de declaração do IR (Imposto de Renda).

 

Campanha de vacinação

Um total de 1.380 doses de vacina tetravalente foram disponibilizadas pela Caixa de Assistência dos Advogados para a OAB Cascavel, na Campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1, H3N2 e Influenza B, em drive thru especialmente preparado no CCA (Centro de Convivência dos Advogados).

 

Diagnóstico inédito

A OAB Cascavel e o Observatório Social de Cascavel estão implantando um estudo inédito que visa buscar indicadores que meçam a qualidade e eficiência do Poder Judiciário local, bem como mensurem a produtividade dos magistrados quanto a celeridade e quantitativo de atos jurídicos. Em um primeiro momento, serão realizados encontros semanais entre membros das duas instituições que estão promovendo o estudo, com objetivo de atualizar informações.

 

Inovação

Inovação no campo do direito é o tema do MeetUp do Iguassu Valley Cascavel, realizado dia 7 de abril. Parceria entre o Iguassu Valley Cascavel e a Comissão de Direito Digital e Inovação da OAB Cascavel possibilitou a realização de MeetUp com a participação dos advogados Rômulo Mingotti e Patrícia Cordeiro. O MeetUp “Como inovar no campo de direito, LGPD no Front e Safebiz” foi premiado no Radar de Inovação.

 

#Bora Votar!

As escolas estaduais Santa Cruz, Mario Quintana e Ieda Baggio Mayer, de Cascavel foram visitadas por advogados e advogadas que estão à frente da campanha #Bora Votar!, uma iniciativa da OAB Cascavel, por meio do Projeto OAB vai à Escola, Comissão da Advocacia Iniciante, Comissão de Direito Eleitoral, em parceria com a Escola do Legislativo Municipal junto às escolas estaduais da região. O intuito é levar aos jovens as facilidades de cadastramento do título de eleitor.

 

Futebol sete

Realizada no Centro de Convivência dos Advogados, a primeira rodada da 5ª Copa OAB de Futebol Sete marcou, em grande estilo, a retomada das competições esportivas da entidade, após dois anos de paralisação por causa da pandemia. A abertura do torneio reuniu dezenas de advogados, que revezaram-se no campo de futebol sete, com direito a transmissão ao vivo dos jogos pelo Portal SOT.

 

Porte de Arma

O advogado Marcelo de Souza Moura profere palestra presencial no dia 14 de abril, na OAB Cascavel, com o tema “A importância do porte de armas de fogo para a advocacia”. A iniciativa é da Comissão de Estudo do Porte de Arma de Fogo para a Advocacia da Subseção.

 

Autismo

A OAB Cascavel sediou o evento “Vamos falar sobre o transtorno do espectro autista?”, uma iniciativa da Comissão de Direito à Saúde, com apoio da ESA-Cascavel (Escola Superior de Advocacia).

Foram realizadas palestras com a psicopedagoga Patricia Fernanda Kelin dos Reis; a advogada Tonia Alteiro Groenwold; o médico neurologista Icaro Bertechini Soler Lopes; o advogado Denner Pereira e a presidente da Amac (Associação das Mães de Autistas de Cascavel), Samantha Sitnik.