Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: biocombustíveis, polo médico e privatização da Eletrobrás

Coluna ADI pelo Paraná: biocombustíveis, polo médico e privatização da Eletrobrás

Matriz energética

O deputado federal Ricardo Barros (PP) apresentou o projeto de lei que institui um programa federal para incentivar a pesquisa, a produção e o consumo dos biocombustíveis avançados no Brasil. “A medida representa expressiva contribuição para a diversificação da matriz energética nacional e para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável”, disse Barros.

 

Regras flexibilizadas

Foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que flexibiliza as regras para a concessão de serviços de transporte ferroviário e aquaviário intermunicipais. Segundo o Executivo, o objetivo é facilitar a concessão da Ferroeste, mas a oposição e deputados da base governista afirmam que as mudanças também afetariam a concessão de outros serviços públicos, como pedágio, saneamento, transporte rodoviário entre outros.

 

***Polo médico

A deputada federal Luísa Canziani se reuniu com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, e os secretários Alex Canziani (Governo) e Felippe Machado (Saúde) para tratar sobre a necessidade de ampliação do orçamento para a saúde. “Londrina é um importante polo médico e atende diariamente milhares de pessoas de todo o Paraná, para atender essa demanda é preciso de recursos e viemos trazer essa solicitação até o ministro da saúde”, disse Luísa.

 

In memoriam

Pedro Wosgrau Filho, ex-prefeito de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, morreu por complicações da covid-19, no fim da tarde de terça-feira (13). Wosgrau foi o único prefeito até hoje que teve três mandatos em Ponta Grossa: de 1989 a 1992 e de 2005 a 2012, quando foi reeleito. Ele tinha 73 anos e estava internado desde 6 de junho em um hospital da cidade.

 

Períodos de congressos

O Diretório Nacional do PSB aprovou, por unanimidade, os períodos para a realização dos congressos municipais, estaduais e nacional. Pela resolução, os congressos municipais deverão acontecer entre 25 de agosto de 2021 e 20 de fevereiro de 2022, e os estaduais, entre 30 de setembro de 2021 e 30 de março de 2022. Já o Congresso Nacional está marcado para abril de 2022, em Brasília.

 

Eletrobrás

O Podemos protocolou uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no STF (Supremo Tribunal Federal) para derrubar a lei que trata da privatização da Eletrobrás. “Entendemos ser importante privatizar algumas estatais. Contudo, se aprovou no Congresso uma espécie de cambalacho, estabelecendo benefícios localizados e privilégios, muito longe de atenderem ao interesse público”, disse o senador Alvaro Dias.

 

Turismo

O trade turístico nacional está otimista com o avanço da vacinação e a queda da taxa de infecção do coronavírus em muitos estados. Hotéis, agências, operadoras e restaurantes se preparam para uma procura maior de turistas agora em julho. O economista José Pio Martins afirma que a expectativa é de que a retomada das atividades econômicas aconteça em um ritmo mais acelerado a partir do mês de agosto.

 

À presidência

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, confirmou que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), é a opção do partido para uma candidatura à Presidência da República em 2022. “Foi formulado o convite para que ele seja o nosso candidato a presidente. Ele ainda não respondeu, mas entendo que ele vai se desfiliar e será o nosso candidato”, disse Kassab em entrevista ao UOL.