Condecoração

A ex-governadora do Paraná e atual conselheira da Itaipu Binacional, Cida Borghetti, vai receber a Comenda da Ordem de Rio Branco, maior condecoração oferecida pelo Ministério das Relações Exteriores. A homenagem será entregue na quarta-feira (8), às 18h, em cerimônia no Palácio Itamaraty, em Brasília. A Ordem de Rio Branco reconhece os serviços meritórios e virtudes cívicas de brasileiros e estrangeiros, além de estimular a prática de ações e feitos dignos de menção honrosa. A condecoração faz referência ao patrono da diplomacia brasileira, o Barão do Rio Branco.

 

Monitoramento

O presidente do TCE, Fábio Camargo, assina na quinta-feira, 9,  em Brasília, com o ministro Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), acordo com o Inpe para monitoramento, via satélite, das grandes obras no Paraná, inclusive as que estão paralisadas. O Inpe já testou o projeto em três obras: hospital de Francisco Beltrão, pavimentação da Estrada do Socavão (Castro) e a reforma e ampliação do Aeroporto de Maringá.

 

Máscara

A Prefeitura de Ponta Grossa voltou a obrigar o uso de máscaras contra a covid-19 em ambientes abertos.O uso do artefato foi suspenso desde 1º de novembro. As novas medidas – uso de máscara, distanciamento social e a higiene das mãos – contra o coronavírus já estão valendo.

 

Gestor público

Das 68 cidades selecionadas, 36 foram premiadas, além de um consórcio de municípios, no prêmio Gestor Público Paraná. Nove cidades do oeste foram premiadas: Cascavel, Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Nova Aurora, Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu.

 

Terceira via

Partidos da centro-direita têm discutido a diminuição do número de candidatos à Presidência nas eleições de 2022. Nas articulações estão o PSDB (João Dória), Podemos (Sérgio Moro), MDB (Simone Tebet), DEM) em fusão com o PSL que deve concorrer com o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta.

 

Terceira via II

O MDB, Podemos, PSDB e Cidadania avaliam realizar uma consulta popular para decidir qual nome deve concorrer contra Lula e Jair Bolsonaro na corrida presidencial. A ideia partiu de Luciano Bivar, presidente do União Brasil.

 

Coordenador

O PL definiu que o senador Flávio Bolsonaro (RJ) será o coordenador nacional da campanha de reeleição do pai, Jair Bolsonaro. Pai e filho recém se filiaram ao PL.

 

Sem crise

O ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) descartou qualquer risco de desabastecimento elétrico ou de apagão no país, por conta da crise hídrica dos reservatórios. “Não há hipótese alguma de racionamento ou de  apagão por falta de energia. Pode ser por conta de um raio, de uma tempestade, mas não por falta de energia. É isto que nós estamos trabalhando, há mais de ano, para garantir aos consumidores brasileiros”, afirmou.

 

É dose

Com as doses de vacinas contra covid-19 que chegaram na sexta-feira, 3, somente os laboratórios Pfizer e AstraZeneca já entregaram 292,7 milhões das 372,5 milhões de doses de imunizantes adquiridos pelo governo brasileiro. Desde o começo de 2021, o Brasil já aplicou mais de 313,1 milhões de doses. Mais de 159,5 milhões de pessoas tomaram a primeira dose, o que representa 90,1% da parcela da população-alvo (177 milhões), de brasileiros acima dos 18 anos.

 

Recursos

O TRE cassou os mandatos dos vereadores Aldonir Cabral (PL) e Celso Dal Molin (PL) de Cascavel por fraude na candidatura de mulheres. A decisão vale para a chapa completa do PL. Cabral e Dal Molin vão recorrer da decisão. Em Paranavaí, dois vereadores do PSB perderam o mandato.  As vereadoras Zenaide da Saúde (PP) e Maria Clara (MDB) assumiram os mandatos no lugar de Luiz Aparecido da Silva (PSB) e Antônio Valmir Trossini (PSB).