Saúde

Colapso da 20ª Regional continua

Com seis mortes registradas em Toledo, ontem, houve abertura de leitos

UTI do Centro de Reabilitação do Paraná que tem atendimento exclusivo para pacientes com Covid-19.
Curitiba -  04/06/2020 - Foto: Geraldo Bubniak/AEN
UTI do Centro de Reabilitação do Paraná que tem atendimento exclusivo para pacientes com Covid-19. Curitiba - 04/06/2020 - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Toledo – Um dia após a rede de atendimento a pacientes graves com covid-19 entrar em colapso, a situação da 20ª Regional de Saúde de Toledo segue crítica. Contudo, não piorou.

Segundo o diretor técnico-clínico do Consamu, Rodrigo Nicácio, a falta de leitos continua, mas não houve ambulâncias retidas, um temor iminente registrado no início da noite de quarta-feira. Contudo, alerta que não há expectativa de melhora.

Com seis mortes registradas em Toledo, ontem, houve abertura de leitos, embora ainda aquém da demanda. Na manhã dessa quinta-feira, havia 40 pacientes à espera de UTI na 20ª Regional, mais 19 na fila por enfermaria. No total, a Macro-Oeste tinha 256 pessoas na fila de transferência, sendo 171 para UTI, cuja taxa de ocupação era de 96,2%.

Ontem, o Consamu emitiu novo aviso de esgotamento dos recursos. “As estruturas de saúde dos 43 municípios da área de abrangência do Consamu estão à beira do colapso (…) diante da constante alta de novos casos e da evolução do quadro clínico de quem está doente”.