O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos – CastraPet Paraná chegará a mais 12 municípios neste mês. As atividades de janeiro marcam a conclusão do segundo ciclo do programa, que já realizou o procedimento gratuitamente em mais de 30 mil animais, em 60 municípios do Estado.

Ângulo e Rolândia são os primeiros a receber as equipes, nesta quarta-feira (05). O programa ainda passa por Sertanópolis, Rancho Alegre do Oeste, Santa Cecília do Pavão, Nova Fátima, Sarandi, Ivatuba, Cianorte, Imbaú, Diamante do Norte e Xambrê.

Ação do Governo do Estado, o CastraPet Paraná é viabilizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), com verba disponibilizada por meio de emendas parlamentares. A iniciativa é, também, realizada em parceria com os municípios participantes, que fazem os cadastros das famílias beneficiadas com os procedimentos em seus animais.

A expectativa é de que mais de 1.700 cães e gatos sejam atendidos pelos veterinários do programa somente neste mês. O objetivo do CastraPet Paraná é controlar a população de cães e gatos abandonados nas ruas, decorrentes de ninhadas indesejadas, doenças e outro fatores relacionados aos animais.

Desde 2019, a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo investiu cerca de R$ 4,9 milhões nessa ação permanente de Saúde Única, ou seja, dentro do conceito de saúde animal, humana e ambiental.

O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, ressalta que a saúde animal é uma preocupação do Governo do Paraná. “Animais soltos nas ruas são portadores de diversas zoonoses transmissíveis ao ser humano e se tornaram um problema de saúde pública para a maioria das prefeituras”, explicou.

“A vida desses animais está diretamente relacionada com o ser humano, a sociedade e o meio ambiente. Pensando nesse equilíbrio, criamos o CastraPet Paraná. Uma ação permanente que beneficia todo o Estado”, ressaltou o secretário.

Confira a agenda de esterilizações nos municípios em janeiro:

Ângulo – 05/01 (manhã)

Rolândia – 05/01 (tarde)

Sertanópolis – 06/01 (manhã)

Santa Cecília do Pavão – 07/01 (manhã)

Nova Fátima – 07/01 (tarde)

Sarandi – 08/01 (dia todo) e 09/01 (manhã)

Ivatuba – 09/01 (tarde)

Cianorte – 10/01 (dia todo)

Imbaú – 11/01 (manhã)

Diamante do Norte – 12/01 (dia todo)

Xambrê – 13/01 (manhã)

Rancho Alegre do Oeste – 14/01 (manhã)

(AEN)