Saúde

Cascavel tem "Dia D" de Vacinação contra Gripe, Sarampo e Covid neste sábado

Imunização da gripe será liberada para todos os públicos e de covid para crianças acima de 5 anos

Cascavel tem "Dia D" de Vacinação contra Gripe, Sarampo e Covid neste sábado

A Secretaria de Saúde de Cascavel realiza uma verdadeira mobilização neste sábado (11), com o “Dia D” de Vacinação Contra a Gripe, Sarampo e Covid-19. Os cascavelenses são convocados a participar da ação para atualizar a carteirinha e ampliar a cobertura vacinal no município.

Ao todo, oito unidades de saúde vão aplicar as doses, das 8h às 17h. São elas: Interlagos, São Cristóvão, Aclimação, Santa Cruz, Nova Cidade, Floresta, Neva e Cancelli.

GRIPE
Afinal, quem pode tomar a vacina da gripe? A resposta é simples: todos acima dos 6 meses de idade. A Campanha de Vacinação contra a Gripe em Cascavel será liberada para todos os públicos a partir do dia D, e assim permanecerá posteriormente durante a semana.

Conforme os últimos dados do PMI (Programa Municipal de Imunização), menos da metade do público-alvo da campanha se imunizou até agora. Já foram plicadas 49.725 doses, o que corresponde a 45,5% de cobertura vacinal. O Município recebeu mais doses do imunizante da 10ª Regional de Saúde e agora conta com 70 mil doses disponíveis.

SARAMPO
A Campanha de Vacinação contra o Sarampo, voltada para crianças de seis meses até menores de 5 anos, também está com a cobertura vacinal baixa, apenas 28% do público está vacinado, o que representa a aplicação de 5.887 doses. No sábado, será o Dia D da campanha, portanto, a Saúde pede que os pais levem os pequenos e aproveitam a oportunidade.

COVID
O Dia D, no sábado, também terá à disposição da população as doses de Covid-19. Todos os públicos acima de 5 anos poderão receber a vacina. Será respeitado o período de quatro meses para as doses de reforço. Dessa forma, quem tem doses em atraso pode aproveitar a chance.

DÚVIDA FREQUENTE
As vacinas covid e influenza podem ser aplicadas no mesmo dia, exceto nas crianças de 5 a 11 anos, que devem aguardar um intervalo de 15 dias entre as doses. Caso a criança ainda não tenha tomado nenhuma das duas doses, será priorizada a vacina de covid.

USE MÁSCARA
Vale lembrar que a vacinação é gratuita. O PMI recomenda levar a carteirinha de vacinação para manter o documento atualizado. Além disso, é obrigatório o uso de máscara dentro das unidades de saúde.

Secom