Saúde

Atividades gastronômicas de Foz do Iguaçu podem funcionar até 00h a partir de sábado (17)

Decreto que flexibiliza o horários dos estabelecimentos foi publicado no Diário Oficial nesta sexta-feira

Atividades gastronômicas de Foz do Iguaçu podem funcionar até 00h a partir de sábado (17)

A partir deste sábado (17), as atividades gastronômicas de Foz do Iguaçu poderão funcionar até a meia-noite. O decreto que flexibiliza o horário de restaurantes, bares e demais estabelecimentos foi publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial do Município.

A redução do número de casos e internamentos pela covid-19, devido o cumprimento das medidas restritivas e o avanço da vacinação, são os principais fatores que motivam a flexibilização dos horários. No entanto, a Prefeitura de Foz do Iguaçu pede à população que os cuidados para evitar a transmissão do coronavírus continuem sendo seguidos: uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos. Isso para evitar um novo surto da doença na cidade.

O decreto desta sexta-feira também permite que sejam realizadas reuniões domiciliares de até 15 pessoas, entre adultos e crianças. A proibição da entrada de crianças e adolescentes com menos de 14 anos em supermercados foi revogada, no entanto, a recomendação é que, se possível, evitar levá-los a esses estabelecimentos.

Nesta sexta-feira (16), o boletim da Vigilância Epidemiológica registrou 12 novos casos de covid-19 em Foz do Iguaçu e nenhum óbito pela doença. A média móvel de casos está em 48,71 – 30% menor em relação a duas semanas atrás. A ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Padre Germano Lauck está em 71%, depois de meses com ocupação total.

Tabacarias

Outro decreto publicado nesta sexta-feira estabelece as regras para o funcionamento das tabacarias a partir de sábado. As atividades de comércio de tabacaria com consumo de fumígenos no local só poderão funcionar com no máximo 100 frequentadores, desde que não ultrapasse 100% da capacidade de público.

Entre as medidas para evitar a transmissão do coronavírus nesses estabelecimentos está a proibição da comercialização, distribuição, fornecimento e consumo de bebidas e produtos alimentícios nos ambiente onde o fumo é consumido; não é permitido música ao vivo, sons mecânicos operados por DJs e pista de dança; o cumprimento das regras do Termo de Responsabilidade Sanitária.

Manutenção dos cuidados

Semanalmente, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 se reúne para analisar o cenário epidemiológico da doença e definir as medidas para prevenir a transmissão de casos. Para que não haja um retrocesso nas flexibilizações, é necessário a colaboração de toda a população, com a denúncia de festas clandestinas e aglomerações pelo telefone 199 ou pelo aplicativo 156, e a manutenção dos cuidados básicos (uso de máscara, distanciamento social e higienização frequente das mãos).