Economia

"Até 2022, no meu governo, está proibido falar a palavra Renda Brasil”, diz Bolsonaro

Em vídeo no Facebook, presidente afirmou que governo vai continuar com o Bolsa Família

"Até 2022, no meu governo, está proibido falar a palavra Renda Brasil”, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (15) que merece “cartão vermelho” quem sugere congelar aposentadorias, proposta apresentada para financiar o novo programa social Renda Brasil. E enterrou de vez o Renda Brasil, que nem chegou a ser anunciado, mas estava em formulação para ser o substituto do Bolsa Família.

“Até 2022, no meu governo, está proibido falar a palavra Renda Brasil. Vamos continuar com o Bolsa Família e ponto final”, afirmou Bolsonaro, em vídeo postado nas redes sociais.

O presidente disse ter ficado “surpreendido” ao ler as manchetes dos jornais desta terça sobre as medidas em estudo pela equipe econômica para abrir espaço no Orçamento de 2021 para bancar o novo programa assistencial, entre elas o congelamento das aposentadorias e pensões por dois anos.

A intenção era aproveitar a experiência do auxílio emergencial, que acaba no fim do ano, e criar um programa que aumentasse o valor do benefício do Bolsa Família e ainda substituir a marca do governo petista.

Bolsonaro e a equipe econômica, porém, não conseguiram chegar a um acordo sobre os cortes em gastos do governo que deveriam ser feitos para financiar o novo programa. “Eu já disse, há poucas semanas, que eu jamais vou tirar dinheiro dos pobres para dar para os paupérrimos. Quem porventura vier propor para mim uma medida como essa, eu só posso dar um cartão vermelho. É gente que não tem o mínimo de coração, o mínimo de entendimento de como vivem os aposentados do Brasil”, disse o presidente.

Veja o vídeo: