Saúde

Aprovado novo tratamento para câncer agressivo de pulmão

Essa terapia já é utilizada no Brasil para tratar câncer de pulmão

Aprovado novo tratamento para câncer agressivo de pulmão

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou recentemente um novo tratamento para pacientes com um tipo específico de câncer de pulmão altamente agressivo. Trata-se do imunoterápico atezolizumab, medicação que passará a ser usada no tratamento inicial do chamado câncer de pulmão de pequenas células – o mais comum entre fumantes, correspondendo a 15% de todos os casos de tumores malignos que afetam o órgão – representando o primeiro avanço em 30 anos para este subtipo de tumor, segundo especialistas.

Essa terapia já é utilizada no Brasil para tratar câncer de pulmão de não pequenas células, tumores no sistema urinário e, no último mês, foi liberada para uso no combate ao câncer de mama triplo-negativo.

90% dos casos estão relacionados ao tabagismo

O tabagismo está na origem de 90% de todos os casos de câncer de pulmão – entre os 10% restantes, um terço é dos chamados fumantes passivos – no mundo, sendo responsável por ampliar em cerca de 20 vezes o risco de surgimento da doença.

Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o Brasil deverá somar 31.270 novos casos de tumores pulmonares em 2019. Além disso, o mau hábito aumenta as chances de desenvolver ao menos outros 13 tipos de câncer: de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, intestino, rim, bexiga, colo de útero, ovário e alguns tipos de leucemia. Apesar destes dados não serem novidade, o país ainda registra um elevado número de casos de neoplasias malignas entre a população fumante.

A oncologista Mariana Laloni, do Centro Paulista de Oncologia (CPO) – Unidade do Grupo Oncoclínicas em São Paulo, diz que a maioria dos pacientes com câncer de pulmão apresenta sintomas relacionados ao próprio aparelho respiratório, tais como: tosse, falta de ar e dor no peito. “Outros sintomas inespecíficos também podem surgir, entre eles perda de peso e fraqueza. Em poucos casos, cerca de 15%, o tumor é diagnosticado por acaso, quando o paciente realiza exames por outros motivos. Por isso, a atenção aos primeiros sintomas é essencial para que seja realizado o diagnóstico precoce da doença”, diz.

Segundo a médica, existem dois tipos principais de câncer de pulmão: carcinoma de pequenas células e de não pequenas células. “O carcinoma de não pequenas células corresponde a 85% dos casos e se subdivide em carcinoma epidermoide, adenocarcinoma e carcinoma de grandes células. O tipo mais comum no Brasil e no mundo é o adenocarcinoma e atinge 40% dos doentes”, destaca Mariana.

Tratamento: cirurgia, quimio e radio

O tratamento do câncer de pulmão se baseia em cirurgia, tratamento sistêmico (quimioterapia, terapia alvo e imunoterapia) e radioterapia. Sempre que possível, a cirurgia é realizada na tentativa de se retirar uma parte do pulmão acometido. Atualmente, os procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos, por vídeo (CTVA) são cada vez mais realizados com menor tempo de internação e retorno mais rápido do paciente às suas atividades. A indicação da cirurgia depende principalmente do estadiamento, tipo, do tamanho e da localização do tumor, além do estado geral do paciente.

Após a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia são indicadas para destruir células tumorais microscópicas residuais ou que estejam circulando pelo sangue. Para a especialista Mariana Laloni, a combinação de tratamento sistêmico e radioterapia também pode ser administrada no início do tratamento para reduzir o tumor antes da cirurgia, ou mesmo como tratamento definitivo quando a cirurgia está contraindicada. A radioterapia isolada é utilizada algumas vezes para diminuir sintomas como falta de ar e dor.

Mas o grande avanço dos últimos anos, ainda de acordo com a oncologista do CPO, é a imunoterapia. Baseado no princípio de que o organismo reconhece o tumor como um corpo estranho desde a sua origem, e de que com o passar do tempo este tumor passa a se disfarçar para o sistema imunológico e então se aproveitar para crescer, a imunoterapia busca reativar a resposta imunológica contra este agente agressor.

“Atuando através do bloqueio dos fatores que inibem o sistema imunológico, as medicações imunoterápicas provocam um aumento da resposta imune, estimulando a atuação dos linfócitos e procurando fazer com que eles passem a reconhecer o tumor como um corpo estranho”, finaliza.

fonte: www.grupooncoclinicas.com