Policial

Alessandro Meneghel deve ficar preso por no mínimo dez anos

Recursos estão esgotados na 2ª instância.

Alessandro Meneghel deve ficar preso por no mínimo dez anos

Reportagem: Cláudia Neis

O ruralista Alessandro Meneghel, preso nesta sexta-feira (4) devido à condenação pela morte do policial federal Alexandre Drummond Barbosa, em 2012, deve cumprir no mínimo dez anos em regime fechado para que possa então progredir para o regime semiaberto, de acordo com o assistente de acusação, o advogado André Peixoto de Souza.

Com a negativa do TJPR, os recursos em segunda instância se esgotaram e cabe apenas recurso ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).

A prisão

O mandado de prisão de Alessandro foi expedido nesta tarde e cumprido de imediato pelas Polícias Civil e Federal de Cascavel. Meneghel foi preso em um escritório de advocacia na Rua Curitiba, na região do Ciro Nardi, em Cascavel.

Alessandro foi condenado a 29 anos e um mês de prisão e cumpria a pena em prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica. A prisão foi determinada após ter frustrado recurso que pedia para ele continuar em liberdade durante a tramitação de outros recursos que correm em esfera superior para a redução da pena. O Tribunal de Justiça do Paraná negou o recurso na tarde de quinta-feira (3).

Meneghel deve permanecer preso na Cadeia Pública de Cascavel até a audiência de custódia e depois será encaminhado a uma penitenciária.

O advogado de defesa de Meneghel, Cláudio Dalledone Júnior, não vai se pronunciar sobre a decisão.

O assistente de acusação, o advogado André Peixoto de Souza, disse que a família de Alexandre Drummond nutre um sentimento de justiça com a prisão de Alessandro.

Relembre o caso 

O crime aconteceu em frente a uma casa noturna na Rua Paraná em 2012. Alessandro Meneghel e o policial federal Alexandre Drummond Barbosa teriam se desentendido dentro da boate. Meneghel saiu, foi até sua casa buscar uma arma e voltou ao local, onde atirou contra o policial que estava na calçada. Alexandre morreu na hora.

O caso gerou grande repercussão e comoção e foi alvo de muita polêmica durante todos os trâmites legais.

Meneghel foi preso horas depois do crime e foi solto em 2015, fazendo uso da tornozeleira.

Após a condenação, em 2017, Meneghel continuou em liberdade, que foi revogada com a decisão de ontem.

Alessandro Meneghel foi condenado a 34 anos e 6 meses de prisão em 2017, mas a pena foi reduzida para 29 anos pelo TJ.

Meneghel já esteve preso na PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel), onde, inclusive, intermediou as negociações para o fim da rebelião de agosto de 2014, quando cinco presos foram mortos.

Veja o vídeo do momento da prisão de Alessandro Meneghel.