Policial

Ação ‘frustrada’ do crime organizado leva terror à população de Guarapuava

A situação registrada em Guarapuava disparou novo alerta nas forças de segurança pública, principalmente porque os criminosos portavam fuzis, ou seja, armamento historicamente utilizado em guerras

Ação ‘frustrada’ do crime  organizado leva terror à  população de Guarapuava

Cascavel – Um ataque a uma empresa de transporte de valores na cidade de Guarapuava, na região central do Estado, deixou os moradores aterrorizados no início desta semana. Entre o final da noite de domingo (17), e início da madrugada de ontem (18), cerca de 30 criminosos fortemente armados realizaram a ação.

Para evitar uma resposta rápida dos policiais, o grupo incendiou dois caminhões nas entradas do 16º Batalhão de Polícia Militar. Mesmo com o “bloqueio”, os policiais que estavam em ronda conseguiram reagir, buscando impedir o êxito dos marginais ação e preservar a segurança dos moradores.

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, os bandidos fugiram sem concluir o assalto, após intensa troca de tiros na região rural de Guarapuava. Dois policiais e um morador ficaram feridos no confronto. Um dos militares sofreu uma fratura na perna e o outro teve ferimentos mais graves, necessitando de internamento em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), e o morador, felizmente, não foi ferido com gravida e passa bem.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, e o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, foram para Guarapuava para acompanhar a situação. Em coletiva de imprensa, o secretário garantiu que os assaltantes não conseguiram chegar ao cofre da empresa e fugiram sem levar nada. “A situação já é de normalidade porque a operação (da Segurança Pública) logrou êxito. Os meliantes fugiram sem concluir o assalto graças à pronta resposta da nossa polícia”, afirmou.

Marinho explicou que a Polícia Militar já contava com um plano para ser usado em situações de risco. A estratégia, conforme o secretário, consistiu em fechar as entradas do município, obrigando os criminosos a seguir para o perímetro rural. A ação fez com que os assaltantes, sem conhecimento das vias, se perdessem e abandonassem o local. “Tiramos eles do centro da cidade para proteger a população, já que a área em que a empresa está localizada é residencial”, explicou.

O coronel Teixeira disse que os bandidos tentaram desviar o foco dos policias com informações de assalto a bancos e a existência de reféns, além de fechar a entrada e saída do batalhão da PM. Entretanto, mesmo com o bloqueio o grupo criminoso foi surpreendido. “Eles não contavam que nossos policiais estavam na rua, em rondas frequentes. Nossas equipes logo foram acionadas, chegaram os reforços e já impedimos a ação. Levamos o confronto para o perímetro rural para garantir a segurança da sociedade, obrigando-os a fugir sem sacramentar o assalto”, reforçou.

A Polícia Militar informou que os bandidos estavam equipados com mochilas de mantimento, com kits de primeiro socorro, além de capacetes balísticos, e também que há relatos de que alguns dos assaltantes ficaram feridos.

 

SUSPEITO PRESO

As investigações ao longo da segunda-feira acabaram com a primeira prisão de um suspeito. O homem detido é da própria cidade e, segundo a investigação, está ligado à parte logística de fornecimento de armas à quadrilha, formada por cerca de 30 criminosos.  Além disso, a Secretaria confirmou que doze veículos usados pelos bandidos já foram localizados (quatro deles queimados e usados como barreiras pelos criminosos), além de nove armas (entre .50 BMG, 7,62, 5,56 e calibre 12 Combat); uma pistola Glock 9 mm com seletor de rajada; um carregador de AK 47; munições; capacetes e coletes balísticos; balaclavas, facas, celulares e lanternas; um par de placas de veículo sobressalente (EPS7D07); e R$ 1,4 mil em espécie.

Três helicópteros do Estado também estão dando suporte à operação, assim como equipes com cães. “Vamos seguir aqui até que o caso seja solucionado, garantindo tranquilidade à população de Guarapuava”, afirmou o comandante-geral da PR.

 

NOVO ALERTA

A situação registrada em Guarapuava disparou novo alerta nas forças de segurança pública, principalmente porque os criminosos portavam fuzis, ou seja, armamento historicamente utilizado em guerras. Há cinco meses, no dia 4 de novembro de 2021, uma tentativa de assalto a agências bancárias com modo operacional semelhante ao caso de Guarapuava foi registrada em Três Barras do Paraná.

Na ocasião, o serviço de inteligência da Polícia Militar antecipou a ação dos criminosos, com militares posicionados em pontos estratégicos no entorno das agências. No momento da tentativa, os assaltantes reagiram à abordagem policial e foram baleados. Cinco deles morreram durante a troca de tiros e um sexto criminoso faleceu no hospital, poucas horas depois. Na ação foram apreendidas sete armas de grosso calibre, incluindo três fuzis.

Foto: Luiz Felipe/Portal SOT