Toledo - O basquete de Toledo alcançou projeção nacional graças ao desempenho de um jovem talento formado na cidade. Luís Eduardo Lazarini Colinski, o “Piá”, de 20 anos e 1,99 metro de altura, integra o elenco do Sesi/Franca, equipe campeã da temporada 2024/2025 do Novo Basquete Brasil (NBB) — a principal liga do basquete brasileiro. Com a conquista, a quarta consecutiva do time do interior paulista, Piá já ostenta em seu currículo o título mais importante da modalidade no país.
Estreia no NBB e conquista do título
A participação de Piá na campanha vitoriosa foi breve, mas marcante. Ele entrou em quadra na 26ª rodada da primeira fase, em novembro de 2024, durante a vitória por 91 a 66 sobre o Vasco da Gama, no Ginásio Pedrocão, casa do Franca. Com apenas dois minutos em quadra, Piá fez sua estreia no NBB e passou a integrar oficialmente o grupo tetracampeão nacional.
“O título coroa a realização do sonho de estar ao lado de gigantes do basquete brasileiro. Aprendi muito a cada dia, com os treinamentos e jogos”, destaca o atleta.
Destaque também na Liga de Desenvolvimento
Atualmente, Piá também defende o clube na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), torneio voltado à formação de jovens atletas. A competição é considerada um celeiro de promessas do basquete nacional.
“É uma sensação inexplicável jogar pelo Sesi/Franca. O Pedrocão está sempre cheio e a torcida é fiel, vibra até com os mais novos. É normal o nervosismo ao entrar em quadra pelo time principal, mas isso é bom, mostra que estamos no caminho certo”, conta o jogador.
Início da trajetória em Toledo
A trajetória de Piá reforça a importância da base e do trabalho local. Apesar de ter nascido em Campo Largo, ele e a família se mudaram ainda na infância para o Oeste do Paraná, onde viveu até 2019. Foi nas quadras do Ginásio Jaime Zeni, sob orientação da Associação de Basquete de Toledo (Abatol), que iniciou sua jornada no esporte.
“Vejo que a minha formação na Abatol foi essencial para suportar todas as dificuldades que enfrentei. Eles foram — e ainda são — a minha família”, diz Piá, que era conhecido como “Dudu” enquanto defendia as equipes de Toledo e da seleção paranaense.
Formação sólida e apoio da Abatol
Graças ao bom desempenho nas competições regionais e estaduais, Piá chamou a atenção da comissão técnica da seleção do Paraná, sendo convocado em várias categorias ao longo dos anos. Essa fase foi acompanhada de perto pelo técnico Jhonatan Marsola dos Santos, o “Toro”.
“A Abatol trabalha há 25 anos com formação no basquete, desde os 9 ou 10 anos até a vida adulta. O principal objetivo é formar cidadãos de bem, mas também buscamos desenvolver atletas de alto desempenho, como o Dudu. Ele levou o nome de Toledo ao topo do basquete brasileiro com o título do NBB. Isso nos orgulha e mostra a força de um projeto social bem estruturado”, avalia o treinador.
Planos para o futuro e mensagem aos jovens
Após conquistar o título mais importante do basquete nacional, Piá já mira voos mais altos.
“A evolução acontece a cada ano. Estou lapidando meu basquete para atuar em alto nível no profissional. Mas o que mais evoluí foi a mente — e isso foi chave para chegar até aqui. Quero jogar na Europa e me tornar uma fortaleza física e mental, preparado para qualquer desafio”, projeta.
Por fim, o atleta deixa um recado para os jovens que sonham com o basquete profissional:
“Temos que correr atrás das oportunidades, não esperar nada de mão beijada. A disciplina, a humildade e a evolução constante são fundamentais. Faça por merecer, sem passar por cima de ninguém. E cuide da mente, porque o caminho é duro e exige muito equilíbrio”, aconselha.
Fonte: Prefeitura de Toledo