Cascavel – O atletismo iniciou segunda-feira, em Itaipulândia, a corrida por vagas na fase macrorregional dos Jeps (Jogos Escolares do Paraná) e um projeto em especial desenvolvido na cidade de Medianeira voltou a se destacar na competição.
Segundo o professor do município Jean Carlo Rossa, que auxilia o professor Brasilino Lico Alves Pereira, um dos profissionais que é referência no atletismo no Paraná na revelação de atletas, o Projeto Ação Jovem Cidadão é resultado da parceria entre o Colégio Estadual Tancredo Neves e o Município de Medianeira, atende 40 atletas em treinamento e 20 viajaram para a fase regional.
Alguns desses atletas também se destacam em provas estaduais e nacionais, como Camila Amaral (100m com barreira), Luane Barbosa da Cruz (100m e 200m), Matheus Bonamigo (100m e 800m), inclusive medalhista em Brasileiro, Caroline Elis de Almeida (lançamento do disco) e Marcela Rosalina, que tiveram participação no Sul-Americano em Assunção, no Paraguai.
Vários deles também conquistaram vagas para a macrorregional dos Escolares, mas o principal resultado, segundo avaliam os professores, é produzido na construção do caráter desses atletas. Nós damos essa opção a eles e muitos aceitam e colhem os resultados seja como atletas ou como pessoas de bem. Esse é o nosso principal intuito, disse o professor Lico.
Os Jogos Escolares do Paraná são realizados pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação e do Esporte e Turismo em parceria com o município de Itaipulândia.