Esportes

Paranaenses estreiam na Série D

Curitiba – Competição que é o “sonho de consumo” para as equipes que almejam entrar no cenário do futebol nacional, a edição 2018 da Série D do Campeonato Brasileiro começa neste domingo para os três representantes do Paraná: Maringá, Cianorte e Prudentópolis.

O time maringaense garantiu vaga ao vencer a final da Taça FPF 2017 contra o FC Cascavel e agora quer seguir o exemplo de Londrina e Operário, que passaram pela quarta divisão nacional com acesso. O Maringá recebe a Caldense neste domingo, às 16h, no Willie Davids. O adversário foi o 2º melhor do Campeonato Mineiro 2017 dentre os times sem vagas nas Séries A, B ou C do Brasileiro, mas neste ano só escapou do rebaixamento no Estadual na última rodada. Ambos fazem parte do Grupo A14, que conta também com Madureira-RJ e Linense-SP, que abrem a Série D 2018 às 15h deste sábado.

Outro paranaense com estreia marcada para as 16h deste domingo é o Cianorte, que desafia o Tubarão no Estádio Domingos Gonzalez, em Santa Catarina. O Leão do Vale se garantiu vaga na Série D por ter sido o melhor do Paranaense 2017 dentre as equipes sem vagas em divisões superiores – foi o terceiro na classificação geral -, enquanto o Tubarão foi o segundo melhor no Catarinense – foi a 6ª força geral no ano passado e a terceira neste ano. Outros integrantes do Grupo A16 na Série D, Ferroviária-SP e Novo Hamburgo-RS se enfrentam às 19h deste sábado.

Rebaixados

Outro paranaense que estreia neste domingo na Série D, o Prudentópolis recebe o Mogi Mirim às 17h, no Estádio Newton Agibert. O Prude garantiu a vaga na competição com o 6º lugar no Paranaense 2017, apesar de ter amargado o rebaixamento neste ano. Já o Mogi foi rebaixado da Série C com a pior campanha no ano passado. Neste ano, o time do interior paulista se afundou ainda mais, ao cair para a 4ª Divisão do Campeonato Paulista. Também fazem parte do Grupo A17 o São José-RS e o Brusque-SC, que abrem a 1ª rodada às 16h deste sábado.