RIO – A organização dos Jogos Olímpicos do Rio se viu obrigada a negociar com milhares de espectadores prejudicados no acesso ao Parque Olímpico no último sábado, e que não conseguiram acompanhar os eventos para os quais tinham ingressos. Os problemas aconteceram devido a desorganização nos pontos de entrada no primeiro dia de competições. O efetivo da Força Nacional e da empresa contratada não foi suficiente par suprir a demanda de público. ingressos
De acordo com o setor de ingressos da Rio 2016, inicialmente projetou-se que o problema tivesse alcançado 40 mil pessoas. Porém, uma busca caso a caso indicou que o número de afetados era bem menor. O Comitê, no entanto, não informou o total de espectadores prejudicados.
Na maior parte dos casos, a compensação se deu por meio da entrega de ingressos para outros eventos nos Jogos. Um número menor de espectadores prejudicados preferiu ter o valor dos ingressos ressarcido. A organização do evento avalia que já conseguiu entrar em contato com praticamente todos os detentores de ingressos nessa situação.
O ressarcimento também é um debate em caso de cancelamento de alguma competição. Nesta quarta-feira, as competições de remo foram suspensas – é a segunda vez que isso acontece na Olimpíada do Rio -, era de se esperar alguma dor de cabeça para os organizadores em um processo delicado: explicar aos torcedores que eles não podem trocar seu ingresso por outro dia de competição. A opção é pedir reembolso e tentar comprar ingresso novamente, o que pode ser frustrante para alguns.
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No entanto, o diretor-executivo da Federação Internacional de Remo (Fisa) Matt Smith não se mostrou preocupado, nesta quarta-feira, com as devoluções de dinheiro e novas procuras por ingresso. Isso porque, segundo ele, a demanda não vem sendo tão grande assim:
– Na verdade, isso pode ser surpreendente: muita gente nem aparece. Nossos índices de no show (“não comparecimento”, em tradução literal) nesta Olimpíada são mais altos que o normal. Não sei por que isso acontece. Imagino que se a pessoa comprou um ingresso, agendou uma viagem e reservou um quarto de hotel, ela gostaria de aparecer – afirmou Smith.
O diretor-executivo da Fisa não soube precisar o número exato de lugares comprados que acabaram ficando vazios, mas estimou que fique entre 15 e 20% dos ingressos vendidos. As melhores (ou piores) caretas dos Jogos Olímpicos