Foz do Iguaçu – A Usina de Itaipu será sede da 2ª Reunião de Ministros de Energia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, nesta terça-feira. Além do Brasil, a comunidade é formada por oito países: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. O ministro de Minas e Energia brasileiro, Fernando Coelho, vem a Itaipu amanhã, para o segundo dia da reunião e outros eventos.
Os ministros da CPLP participam também na quarta, da inauguração do novo Centro de Desenvolvimento do Programa Veículo Elétrico da Itaipu, e ainda do ato protocolar que vai registrar a marca dos 2,5 bilhões de MWh de energia acumulada produzida pela usina desde o início da operação, em 1984.
Já está confirmada para esta cerimônia a presença do ministro das Obras Públicas e Comunicações do Paraguai, Ramón Jimenez, que é também responsável pelas áreas de mineração e energia; e do presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior.
Os ministros dos países de língua portuguesa chegam à Usina de Itaipu às 13h45 de hoje. Eles serão recebidos pelo diretor-geral brasileiro, Luiz Fernando Leone Vianna. Depois, eles plantam árvores no Bosque do Visitante.
Às 14h30, tem início a 2ª Reunião Técnica da Energia da CPLP. A programação prevê, em seguida, uma visita a um dos projetos desenvolvidos pela Itaipu na área de energias renováveis alternativas, o de “geração de biometano como vetor de desenvolvimento local".
No fim da tarde, haverá uma visita técnica às instalações da usina. À noite, os ministros fazem ainda um passeio de barco no reservatório de Itaipu e participam de jantar de recepção.
Na quarta-feira, a partir das 9h45, os ministros prosseguem com a reunião, no Edifício da Produção de Itaipu. Às 12h45, haverá a assinatura da Declaração Final.
Às 15 horas, os ministros estarão presentes na cerimônia em comemoração à marca de 2,5 bilhões de MWh produzidos por Itaipu desde 1984 e, às 16h30, na inauguração do espaço de Mobilidade Elétrica do Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica Sustentável. À noite, haverá um jantar de encerramento da 2ª Reunião de Ministros de Energia da CPLP, no Hotel Bourbon.
Na quinta-feira, como programação opcional, foi sugerida aos ministros uma visita às Cataratas do Iguaçu.