Esportes

Indicado ao Laureus, Wayde van Niekerk também quer investir nos 100m e 200m

Indicado na categoria Revelação do Ano no prêmio Laureus, o sul-africano Wayde van Niekerk, de 24 anos, surpreendeu o mundo ao completar os 400m dos Jogos Olímpicos do Rio em incríveis 43s03 superando em exatos 15 centésimos de segundos o então recorde mundial do americano Michael Johnson, que já durava 17 anos. Para este novo ciclo olímpico, o velocista planeja voos ainda maiores.

– Há muito mais que eu posso conseguir nos 400m, mas, ao mesmo tempo, eu quero voltar para o por onde eu comecei… nos 100m e 200m. Eu quero investir mais nessas distâncias. Não quero deixar os 400m de lado, mas quero conquistar grandes objetivos nos 100m e 200m também – disse o sul-africano, em entrevista coletiva mundial.

Wayde disse para amigos que 2016 foi um ano bom, mas que foi apenas um “degrau na escada de evolução”. Vencer o Laureus – a cerimônia será 14 de fevereiro, em Mônaco – seria uma ótima maneira para o velocista começar a construir o que vem prometendo.

Único homem do mundo que conseguiu superar Michael Johnson nos 400m, Wayde ainda guarda com carinho suas lembranças no Engenhão, o estádio olímpico.

– Eu lembro dos últimos 50m, quando eu tive a oportunidade de dividir o momento com a minha família, amigos e a delegação do meu país. Eles me deram muita inspiração para buscar algo grandioso – diz o velocista.