Porto Alegre – Preparado durante toda a temporada, com percalços passados durante o Gauchão, a Copa do Brasil e o Brasileirão, o Grêmio coloca sua preparação à prova diante do Lanús, na decisão da Cpa Libertadores. O jogo de ida está marcado para as 21h45 desta quarta-feira em Porto Alegre, onde o Imortal quer arrancar a vitória para encaminhar a conquista do título fora de casa, na próxima semana.
Ter um início arrasador no jogo de ida do mata-mata, aliás, foi o que o Tricolor gaúcho fez na semifinal, quando venceu o Barcelona de Guayaquil por 3 a 0 no Equador e depois só administrou a vantagem dentro de casa.
Desta vez o time brasileiro precisa garantir uma margem segura de gols para suportar a pressão argentina no jogo de volta. O Lanús, aliás, mostrou superação e força diante de seu torcedor na semifinal, ao eliminar o River Plate mesmo precisando vencer o tradicional time argentino por quatro gols.
Desta vez, superação é o que o Grêmio precisa. Superação para quebrar um tabu inédito que tem na competição. Isso porque nas quatro decisões que disputou até aqui, venceu duas, mas perdeu duas, exatamente contra clubes da Argentina.
Em 1984, ano seguinte a sua primeira conquista de Libertadores, o Imortal perdeu a decisão para o Independiente: derrota por 1 a 0 em Porto Alegre e empate sem gols em Buenos Aires. Já em 2007, última vez que disputou uma decisão de Libertadores, sucumbiu para o Boca Juniors: perdeu por 3 a 0 na ida, na Bomboneira, e por 2 a 0 na volta, em Porto Alegre.