Esportes

França realiza treinamento antiterrorismo antes da Eurocopa

Um homem armado invade uma das fan-zones da Eurocopa de 2016, em Lyon, na França, no fim da tarde de terça-feira. Felizmente, tudo não passou de um treinamento antiterrorismo coordenado pelas forças de segurança francesas. A preocupação das autoridades é manter todos preparados em caso de ataques terroristas durante a competição, que começa nesta sexta.

— O objetivo não é demonstrar algo espetacular, mas sim treinar as forças policiais e as equipes de resgate para que façam movimentos e sequências bastante profissionais. Estamos sendo vigilantes e permanecendo lúcidos — explicou Michel Delpuech, porta-voz da polícia francesa, em declarações reproduzidas pelo jornal inglês “Mirror”.

O treinamento desta terça incluiu um ataque a bomba em uma zona destinada a torcedores em Lyon, seguido pela ação de um homem, sozinho, com arma em mãos. As forças de segurança praticaram tanto o isolamento da área e prisão do “terrorista” quanto o resgate de eventuais feridos.

A França já admitiu que o país é um alvo provável da organização terrorista Estado Islâmico durante a competição, que acontece ao longo do mês de junho. No início desta semana, a polícia da Ucrânia prendeu um cidadão francês suspeito de planejar uma série de ataques na França durante a Eurocopa. O homem levava armas e explosivos e planejava 15 ataques.

O alerta da França com ações terroristas durante a Euro-2016 ganhou grandes proporções ainda no ano passado. Em novembro de 2015, na série de atentados simultâneos organizados por membros do Estado Islâmico em Paris, um dos alvos foi o Stade de France, onde acontecia uma partida entre França e Alemanha, com a presença do presidente francês François Hollande.