Fluminense e Flamengo fazem hoje a final da Taça Guanabara, às 16h, no Engenhão. Um jogo que foi muito comentado e debatido, mas, quase sempre, por motivos alheios ao que acontece dentro das quatro linhas. Quem vencer o medo criado pelos recentes casos de violência fora dos estádios verá uma partida que coloca frente à frente as duas melhores equipes da primeira fase, ambas com cinco vitórias em cinco jogos na fase de grupos.
Fla, Flu e luta contra torcida única – 03.03
Terceiro colocado no último Brasileiro e prestes a estrear na Libertadores, na quarta-feira, o Flamengo é quem entra com um time mais formado. Na virada do ano, o clube ganhou reforços que estarão em campo: o lateral-esquerdo Trauco, que preenche a lacuna deixada pela venda de Jorge, e o volante Rômulo. O atacante colombiano Berrío deve começar no banco. Enquanto isso, o Fluminense vive uma renovação após a indigesta 13ª colocação no último Brasileiro. Com a chegada de Abel Braga, o elenco ganhou novidades como os equatorianos Sornoza e Orejuela, e o lateral-direito Lucas.
Com 18 gols na Taça Guanabara, o Flamengo é com folga o time que mais balançou as redes adversárias. Autor de seis gols, Guerrero é o vice artilheiro da competição. O centroavante peruano é abastecido por um meio-campo forte e criativo, com destaque para Diego, que foi convocado na sexta-feira para enfrentar as próximas duas rodadas das eliminatórias com a seleção brasileira. A maior surpresa, no entanto, é o status de titular de Mancuello, que chegou com pompa no ano passado, mas pouco brilhou. Atuando pela direita, ele já marcou três vezes na competição.
info-fla-flu-2017Situação parecida a de Mancuello é vivida por Henrique Dourado. O centroavante foi contratado ano passado e, com dois gols em 14 partidas, não ganhou a simpatia imediata da torcida. Neste ano, no entanto, tudo mudou. Em oito jogos são sete gols, quatro deles no Carioca. Outro destaque é Sornoza, que pode não ter a companhia do principal nome do time hoje. Recuperando-se de uma pancada no tornozelo direito sofrida na semifinal com o Madureira, Gustavo Scarpa é presença incerta. No melhor sistema defensivo, o único que não sofreu gols, a ausência certa é do volante Douglas, que cumpre suspensão automática.
FLUMINENSE x FLAMENGO
Fluminense: Júlio César, Lucas, Renato Chaves, Henrique e Léo; Luiz Fernando, Orejuela (Pierre), Sornoza e Gustavo Scarpa (Richarlison); Wellington Silva e Henrique Dourado.
Flamengo: Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz e Trauco; Rômulo, Willian Arão e Diego; Mancuello, Everton e Guerrero.
Juiz: Wagner Nascimento Magalhães.
Local: Engenhão
Horário: 16h
Transmissão: Rede Globo e Rádio Globo/CBN