Acabou a invencibilidade de Zé Ricardo no comando do Flamengo. Neste domingo, em Brasília, com ótimo público no Mané Garrincha, o time rubro-negro jogou menos do que o Palmeiras e foi derrotado por 2 a 1. Gabriel Jesus abriu o placar para o time paulista, Alan Patrick empatou e, no segundo tempo, Jean marcou de pênalti o gol decisivo.
Com uma escalação que privilegiava a velocidade, o Flamengo apostava em espaços para contra-atacar. Algo que o Palmeiras raramente ofereceu. Aos três minutos, uma saída de bola errada de César Martins fez a bola cair nos pés de Fabrício, que lançou Gabriel Jesus. Na saída de Alex Muralha, ele fez o primeiro gol.
Vantagem que durou pouco, já que, dois minutos depois, Alan Patrick acertou bonito chute e empatou. No entanto, o controle do jogo não passou para o lado do Flamengo. O Palmeiras era melhor e, até o intervalo, ocupou o campo defensivo rubro-negro.
No segundo tempo, Zé Ricardo tentou fazer o time avançar a marcação para roubar a bola no campo adversário. O jogo ficou equilibrado, mas a qualidade técnica do Palmeiras era maior. Quando Cuca colocou Luan e, depois, Cleiton Xavier, o time melhorou seu toque de bola e voltou a envolver. Aos 25 minutos, surgiu o lance decisivo. Léo Duarte foi envolvido por Gabriel Jesus, que chutou. A bola ia entrando, mas César Martins voou como um goleiro e espalmou. O resultado: pênalti, expulsão e gol de Jean.
Com dez, o Flamengo não criou chances reais de empatar.
FLAMENGO 1 X 2 PALMEIRAS
Flamengo: Alex Muralha, Rodinei, Léo Duarte, César Martins e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão, Alan Patrick (Mancuello) e Everton (Cuéllar); Fernandinho e Felipe Vizeu (Cirino).
Palmeiras: Fernando Prass, Tchê Tchê, Thiago Santos, Vitor Hugo e Fabrício; Matheus Salles (Luan), Jean, Moisés e Roger Guedes (Cleiton Xavier); Dudu (Rafael Marques) e Gabriel Jesus.
Gols: 1T: Gabriel Jesus aos 3m, Alan Patrick aos 5m; 2T: Jean aos 26m.
Cartões amarelos: Mancuello, Vitor Hugo e Cleiton Xavier.
Cartão vermelho: Cesar Martins.
Juiz: Dewson Freitas da Silva (PA-Fifa).
Público: 54.665.
Renda: R$ 2.828.565,00.
Local: Mané Garrincha (Brasília).