Esportes

Expresso da História: Vasco pode igualar neste sábado sua maior série invicta

27487404882_28997b7aa8_b.jpgDa última vez em que o Vasco perdeu um jogo, no dia 1º de novembro do ano passado, o técnico do Flamengo era Oswaldo de Oliveira (sucedido por Muricy Ramalho, que já deixou o clube). O do Fluminense era Eduardo Baptista, outro que já saiu. Dilma Rousseff ainda presidia o Brasil. Muita coisa aconteceu, o próprio Vasco foi rebaixado, depois foi campeão, e só uma coisa não mudou: o vascaíno não vê seu time fazer menos gols que o adversário em 90 minutos.

Hoje, às 16h30m, contra o Atlético-GO, em Cariacica, no Espírito Santo, a longa sequência invicta chega a um marco histórico: o Vasco pode alcançar o 35º sem derrota, igualando a maior série da história do clube, estabelecida ainda entre os anos de 1945 e 1946, num dos grandes momentos do esquadrão que ficou para sempre conhecido como Expresso da Vitória. Se houvesse um critério de desempate na comparação das invencibilidades, o time atual ainda teria a vantagem de que, nesta contagem, todos os jogos foram oficiais. Lá nos anos 1940, oito das 35 partidas sem derrota foram amistosos.

Curiosamente, o principal jogador do atual momento vascaíno estará ausente do jogo que pode entrar para a história. Além de ser o craque do time, o mais idolatrado pela torcida, Nenê é o artilheiro desta sequência invicta e também o jogador que mais esteve em campo. Ele atuou em 33 dos 34 jogos, tendo feito 18 gols, mas, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, está fora contra o Atlético-GO. Info Vasco

As duas invencibilidades tiveram um título carioca incluído. A atual começou ainda durante a reação frustrada na luta para evitar o rebaixamento do Brasil, que acabou deixando o time montado para esta temporada.

LEANDRÃO DEVE GANHAR VAGA DE THALLES

Responsável pelo encaixe da equipe e pelo bom momento de vários jogadores, o técnico Jorginho fez um alerta pertinente sobre o jogo de hoje. Se para o Vasco o recorde acrescenta um elemento histórico para a partida, para os adversários não é diferente. A sequência é tão longa que também marcará o algoz que interrompê-la.

? Tenho certeza de que o Vasco é a bola da vez. Todo mundo quer ganhar do Vasco ? disse o treinador. ? Um dos pontos positivos do nosso time tem sido a entrega e a vontade dos jogadores. Ninguém se acomoda. Não consegui ver em nenhum jogo uma vontade maior do que a dos meus atletas.

O substituto de Nenê é a única dúvida de Jorginho, mas não o único mistério da escalação vascaína. Leandrão aproveitou bem a suspensão do então titular Thalles, fez dois gols contra o Joinville e agora está pedindo passagem como centroavante. Jorginho já definiu o escolhido, mas não quis dizer quem é. Para o lugar de Nenê, a dúvida do técnico é entre Éder Luís e Yago Pikachu. Mádson, recuperado de lesão, deve voltar à lateral direita.

Com a eliminação precoce do Uruguai na Copa América, o goleiro Martín Silva deve retornar logo ao gol vascaíno. A seleção celeste ainda faz seu último jogo, na segunda-feira, contra a Jamaica, e Martín deve ter condição de jogo para a partida do próximo sábado, contra o Paysandu, em São Januário. Contra o Náutico, terça-feira, continua Jordi.

FICHA DO JOGO

Atlético-GO: Marcos; Matheus Ribeiro, Marllon, Lino e Pedro Bambu; Michel, Willian Schuster, Magno Cruz, L. Fernando e Gilsinho; Júnior Viçosa.
Vasco: Jordi, Mádson, Luan, Rodrigo e Júlio César; Marcelo Mattos, William, Andrezinho e Éder Luís (Yago Pikachu); Jorge Henrique e Leandrão (Thalles).
Juiz: Vinicius Dias Araújo (SP)
Estádio: Kléber Andrade, em Cariacica (ES)
Hora: 16h30m
Transmissão: RedeTV!, Premiere e rádios Globo e CBN