O início da temporada de futebol na China já derrubou dois treinadores brasileiros. Vanderlei Luxemburgo, que dirigia o Tianjin Quanjian, na segunda divisão, foi afastado do comando do time após desentendimentos com a direção. De acordo com a agência de notícias chinesa Xinhua, o clube já tem substituto para Luxemburgo: Fabio Cannavaro, ex-zagueiro italiano, campeão da Copa do Mundo de 2006.
Quem também entrou na fila do desemprego foi Mano Menezes. O treinador brasileiro informou, em nota, que chegou a um consenso com a direção do Shandong Luneng para “interromper as atividades” no clube, que assumiu no início deste ano.
Vanderlei Luxemburgo deixa o Tianjin Quanjian com a impressão de que poderia ter feito um trabalho melhor. Apesar do planejamento exuberante, que envolveu as contratações dos brasileiros Jadson, Luis Fabiano e Geuvânio, a equipe não engatou na segunda divisão — ocupa atualmente a oitava posição com 16 pontos, 11 a menos que o líder Qingdao Huanghai.
Por trás do fraco desempenho está um relacionamento complicado com Li Weifeng, ex-jogador da seleção chinesa e um dos dirigentes do Quanjian. Membros brasileiros da comissão técnica de Luxemburgo foram demitidos após a chegada de Weifeng, que teria tentado isolar o treinador brasileiro e deixar o ambiente insustentável para sua permanência.
Cannavaro já teve uma experiência como treinador na China, no Guangzhou Evergrande. Mas durou apenas seis meses: em junho de 2015 ele deixou o clube, sendo substituído por Felipão, que segue no comando do Evergrande.
MANO: EM ALTA NA ÁSIA, EM BAIXA NA CHINA
O desempenho do Shandong Luneng de Mano Menezes no Campeonato Chinês não era dos melhores. A equipe somou apenas nove pontos em 11 jogos e vinha na 14ª colocação, à beira da zona de rebaixamento — o campeonato tem 16 times. O Luneng conta com quatro brasileiros no elenco: o zagueiro Gil, que está com a seleção brasileira para a disputa da Copa América, o volante Jucilei e os atacantes Diego Tardelli e Aloísio.
Na Liga dos Campeões da Ásia, por outro lado, Mano Menezes havia conduzido o Luneng de forma inédita às quartas de final, que serão disputadas no segundo semestre.