Apesar de o Brasil não ter ido ao pódio, o basquete em cadeira de rodas foi uma das maiores atrações da Paralimpíada do Rio, que terminou no último dia 18. E, até domingo, o público fluminense terá a chance de ver em ação os atletas paralímpicos dessa modalidade. É que 110 paratletas, representando 10 estados, vão disputaro Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas da 2ª Divisão. O torneio acontece na Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), em Niterói, e é realizado pela Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas.
Apesar de a competição ser masculina, o regulamento permite até duas atletas por equipe. E duas jogadoras que representaram o Brasil no Rio-2016: Ana Aurélia e Rosália Ramos, que defendem o time da ADR, de São Paulo, titulares da seleção que conquistou o sétimo lugar na Paralimpíada, melhor colocação do Brasil em Paralimpíadas.
O torneio vale vaga para o Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão de 2017. A disputa acontece em três chaves: duas com quatro times e uma com três times. Participam da competição equipes do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Piauí, Paraíba e Pernambuco.
Além dos anfitriões, participam do torneio: Ong/RJ, CPSP, ADR/SP, APP/MG Comissão Jovem/DF , CBA/PI CEPE/SC, AAPD/PB Águias de Concórdia/SC.