Esportes

Campeão olímpico da marcha atlética cai em antidoping antes da Rio-2016

201606220457520808_AP.jpg

O italiano Alex Schwazer, medalhista de ouro na marcha atlética na Olimpíada de Pequim, em 2008, falhou em um exame antidoping e pode ficar fora dos Jogos Olímpicos de 2016. A informação foi confirmada pela federação de atletismo da Itália nesta quarta-feira.

O exame de Schwazer, segundo a imprensa italiana, apontou excesso de testosterona. A federação e o atleta foram informados do resultado na terça-feira, mas não confirmaram a data em que o exame foi realizado. Schwazer voltou às competições em janeiro deste ano, após passar três anos e meio suspenso devido a outro caso de doping.

No início de 2012, o italiano havia sido flagrado em um teste antidoping por EPO e, por isso, acabou excluído dos Jogos de Londres. Após retornar da suspensão, Schwazer foi campeão mundial de marcha atlética, no percurso de 50 km, em maio deste ano, e por isso havia garantido vaga para a Olimpíada de 2016, no Rio.

Um novo doping coloca em risco não apenas a participação de Schwazer na Rio-2016, mas também a carreira do atleta. Uma das punições recomendadas pela Wada (Agência Mundial Antidoping) para reincidentes em doping é o banimento do esporte.