Moscou – A seleção brasileira enfrenta a Sérvia nesta quarta-feira, às 15h (de Brasília) em busca de ao menos um empate para garantir uma das duas primeiras colocações do Grupo E da Copa do Mundo, em rodada que promete fortes emoções, na qual até o fantasma da eliminação precoce se faz presente para os pentacampeões.
O Brasil sofreu nas duas primeiras partidas da Copa, com um empate por 1 a 1 com os suíços e uma vitória suada por 2 a 0 sobre a Costa Rica. O desempenho, inclusive, permitiu especulações sobre possíveis mudanças no time titular para a rodada decisiva, o que acabou não se confirmando.
Na luta pela classificação, os pentacampeões estarão garantidos nas oitavas de final em caso de empate, independente do resultado do duelo entre suíços e os eliminados costa-riquenhos. Se vencer a Sérvia, o Brasil ficará com a liderança se a Suíça passar por Costa Rica, no máximo, com a mesma diferença de gols, para que o saldo fique inalterado.
Existe a possibilidade, inclusive, de Neymar e companhia se classificarem mesmo com derrota, mas, para isso, os suíços deverão ser derrotados, também com o saldo de gols sendo levado em conta. Caso o Brasil perca e a Suíça vença, sérvios e suíços avançarão às oitavas de final.
De olho na Suíça
Assim como o Brasil, que contra a Suíça reclamou de falta no gol que sofreu e de pênalti não marcado em Gabriel Jesus, a Sérvia também protestou contra a arbitragem de seu jogo contra a seleção do país sede da Fifa. Reclamou de um pênalti não marcado no atacante Aleksandar Mitrovic, ocorrido quando o placar estava igual, ignorado pelo árbitro alemão Felix Brych e a equipe do VAR. As reclamações sérvias renderam punição por parte da Fifa: 5 mil francos (cerca de R$ 19 mil) para o técnico Mladen Krstajic e 54 mil francos (cerca de R$ 206 mil) para a Federação de Futebol da Sérvia. Hoje, a Sérvia precisa vencer para avançar diretamente às oitavas de final. Em caso de empate, precisa que a Costa Rica vença a Suíça por pelo menos dois gols de diferença.