Esportes

Apple estaria negociando compra da McLaren, diz jornal

A Apple, gigante do ramo da tecnologia, estaria interessada em expandir seus négocios para a Fóurmula-1, e, de acordo com o jornal britânico Financial Times, teria feito uma proposta para comprar o McLaren Technology Gorup, detentor da escuderia McLaren. O valor das cifras da negociação seria de 1,5, bilhão de libras (R$ 6,36 bilhões).

Ainda segundo o jornal britânico, o interesse da Apple seria na tecnologia, na expertise de engenharia e nas patentes da McLaren, entre as quais um motor elétrico de alto desempenho desenvolvido pela companhia, que tem como acionistas majoritários Ron Dennis, chefe de equipe da escuderia, o empresário árabe Mansour Ojjeh e o governo do Bahrein.

De acordo com o site da Bloomberg, o interesse pela compra da McLaren teria relação com o Projeto Titan, por meio do qual a Apple estaria trabalhando no desenvolvimento seus próprios carros autônomos.

MCLAREN NEGA RUMORES

Em entrevista ao site da Sky Sports, um porta-voz da McLaren negou que haja qualquer negociação do grupo com a Apple, enfatizando que todas as negociações da empresa são feitas em caráter confidencial.

– Nós podemos confirmar que a McLaren não está discutndo com a Apple qualquer investimento em potencial. Como é de se esperar, a natureza de nossa eexige que tenhamos, regularmente, conversas confidenciais com um grande número de parceiros. Mas essas conversas se mantém confidenciais – explicou o porta-voz.

Uma das mais tradicionais escuderias da Fórmula-1, a McLaren estreou na categoria em 1966, no GP de Mônaco. Em 50 anos de existência, a equipe já conquistou 12 títulos no mundial de pilotos e outros oito no mundial de construtores, além de 182 vitórias, 155 pole positions e 152 voltas mais rápidas. Entre os pilotos que já foram campeões pela equipe, estão nomes como Emerson Fittipaldi, Niki Lauda, Alain Prost, Ayrton Senna e Lewis Hamilton.

Desde 2013, porém, a equipe vem acumulando maus resultados nos mundial de construtores. Em 2013 e 2014, ficou em quinto lugar, e amargou apenas a nona colocação em 2015. Este ano, ocupa a sexta posição no ranking das escuderias.