Esportes

Apesar da vitória contra o Chile, torcida argentina fica insatisfeita

FullSizeRender.jpgBUENOS AIRES. Finalmente, a Argentina venceu o que foi denominado como ?duelo dos Andes? por comentaristas de TV chilenos e escapou de uma catástrofe nacional. Mas a torcida local não ficou satisfeita com o gol por pênalti de Lionel Messi e questionou, mais uma vez, a atuação de sua seleção. Já os chilenos, muitos dos quais atravessaram a Cordilheira dos Andes especialmente para acompanhar seus jogadores, foram dormir amargurados por uma derrota que consideraram injusta.

Com os ingressos esgotados, os torcedores chilenos tiveram de buscar alternativas para assistir a partida pelas eliminatórias da Copa de 2018. Uma delas foi ir a bares no centro portenho, entre eles o Ultra Bar, localizado na rua San Martin, onde foi colocado um telão e organizado um encontro que reuniu cerca de 300 pessoas.

No começo do jogo, o clima era de entusiasmo e expectativa. Mas a alegria acabou rápido, com o pênalti de Messi, questionado por vários torcedores chilenos.

– Pareceu uma jogada fabricada – disse Jorge Sinsay.

Para ele e para muitos chilenos, a seleção argentina não jogou bem e simplesmente teve a sorte de contar ?com uma ajudinha? do árbitro.

– Vi uma Argentina adormecida e acho que o pênalti não foi pênalti. Eles foram favorecidos porque são locais e porque ninguém imagina uma Copa do Mundo sem Messi – assegurou Marcial veja Rubilar, que viajou para Buenos Aires apenas para torcer por sua seleção.

Durante todo o jogo, os chilenos acreditaram que conseguiriam fazer um gol e garantir, pelo menos, um empate. Mas o gol nunca chegou.

– Faltou clareza por parte de nossos jogadores, mas tivemos mais garra, mais intenção de ganhar. A Argentina jogou muito mal – insistiu Marcial, chateado pela derrota.

No Ultra Bar, os únicos felizes quando terminou o jogo eram os barmans, que tiveram de trabalhar durante toda a partida, atender os pedidos dos torcedores rivais e praticamente não conseguiram prestar atenção nas jogadas de sua seleção. Um deles foi Nicolás Parodi, que fez questão de vestir a camiseta de seu país.

– A presença de tantos chilenos nos deu ainda mais vontade de festejar o gol, como se fosse a final de uma Copa do Mundo _ contou Nicolás.

Para ele, ?a Argentina jogou mal, não temos o que tem o Chile?.

– Ganhamos porque fomos locais e porque temos Messi – concluiu o barman.

Em seu site, o jornal ?Clarín? resumiu o sentimento de muitos argentinos: ?A Argentina jogou mal e obteve um triunfo angustiado sobre o Chile?.