RIO – O estado de saúde da ciclista holandesa Annemiek van Vleuten é estável após a queda sofrida na descida da Vista Chinesa neste domingo, durante a competição de ciclismo de estrada, a 12 quilômetros do fim da prova, quando era líder. A competidora de 33 anos foi projetada para a frente depois que a roda do veículo travou, e caiu batendo a cabeça no meio fio e as costas no chão. Os demais atletas que passaram pelo local para completar o trajeto após a queda ficaram assustados com a gravidade do acidente.
Compatriota de Annemie, Anna van der Breggen venceu a corrida, com tempo de 3h51s27c. Apesar de ter ficado com a medalha de ouro, ela afirma ter encontrado dificuldades para prosseguir.
– Eu fiquei realmene chocada quando vi o acidente, realmente não parecia nada bom, mas eu tinha que me concentrar para continuar minha corrida – afirma a nova campeã olímpica.
Annemiek sofreu uma concussão e três fraturas na coluna cervial. A equipe médica da Rio-2016 informou que Annemiek está em estado estável. A União Internacional de Ciclismo, órgão que administra o esporte no mundo, emitiu um comunicado, no qual dizia que a atleta está consciente e é capaz de se comunicar. Ela ainda passará por outros exames no hospital.
Medalhista de prata, a sueca Emma Johanson acompanhou o acidente.
– Foi horrível. O número de competidoras internacionais é pequieno e nós nos conhecemos bem. Espero que ela fique bem – afirma. A italiana Elisa Longo Borghini completou o pódio.
A decida da Vista Chinesa mostrou-se traiçoeira nos dois dias de do ciclismo de estrada. Na prova masculina, no sábado, o italiano Vicenzo Nibali e o colombiano Sérgio Luis Henao Montoya também caíram quando lideravam a prova.