Economia

Lojistas aproveitam o Carnaval sem folia e fazem promoções

Ao contrário de anos anteriores em que o comércio trocava o feriado do aniversário de Cascavel pela segunda de Carnaval

Utilizacao do Cartao Comida Boa  nesta terça-feira (12), em  Supermercado na cidade de Sarandi. O programa visa atender pessoas em vulnerabilidade social durante a Pandencia de Covid19.   12/05/2020 -  Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Utilizacao do Cartao Comida Boa nesta terça-feira (12), em Supermercado na cidade de Sarandi. O programa visa atender pessoas em vulnerabilidade social durante a Pandencia de Covid19. 12/05/2020 - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Cascavel – Com a folia de Carnaval cancelada em todo o Paraná devido à pandemia, muitos lojistas vão abrir as portas em horário normal na próxima segunda-feira (15) e terça (16).

Em Cascavel, segundo o presidente do Sindilojas (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Cascavel e Região), Leopoldo Furlan, o momento está sendo considerado pelos comerciantes uma oportunidade a mais para tentar movimentar as vendas. “Como não é feriado e o maior objetivo neste momento é estimular a retomada da economia, as empresas da categoria poderão funcionar normalmente. O atendimento será normal nesses dias de Carnaval”.

Ao contrário de anos anteriores em que o comércio trocava o feriado do aniversário de Cascavel pela segunda de Carnaval, desta vez não houve permuta, até porque, devido à pandemia, o comércio não atendeu naqueles dias (14 e 15 de novembro).

Com o objetivo de atrair o consumidor, os lojistas estão programando várias promoções para os dois dias de “folia”. “Tenho conversado com muitos empresários e a maioria pretende oferecer descontos e realizar promoções para oferecer um atrativo a mais para o consumidor. Uma grande loja de material de construção, por exemplo, já está preparando um plano de mídia que será lançado no sábado à noite anunciando muitas ofertas para segunda-feira e terça-feira”, conta Furlan.

Segundo ele, cada setor vai explorar a data de acordo com a demanda, estoque ou necessidade.

Na loja de cosméticos em que a Adriana Germana trabalha, a cliente pode economizar até 40% na hora de comprar os produtos. “Montamos alguns kits com cremes, tinturas, produtos para esmaltação e maquiagem que estão quase pela metade do preço. Nos outros anos, as pessoas procuravam mais acessórios e produtos coloridos, como apliques, mas, neste ano, será diferente, então temos que chamar atenção para outros produtos”, explica.

 

Consumidores devem evitar aglomeração

Assim como vem sendo exigido desde o início da pandemia, com a realização das promoções, os estabelecimentos devem intensificar o uso obrigatório de máscara e do distanciamento social, além de disponibilizar álcool para higienização das mãos. O número de pessoas no interior das lojas também precisa ser controlado, para evitar aglomeração.

A cozinheira Maria Ivonete Tavares pretende aproveitar a folga que vai ter no restaurante em que trabalha para fazer compras para a família. “Não tenho receio, não tenho nada contra, nem pela abertura e muito menos pelas promoções. Não acho que vão gerar aglomeração. Acho que vai ser um dia como outro qualquer”, espera.

 

Reportagem: Patrícia Cabral