A cidade de Cascavel é privilegiada em natureza, tanto que conta com a maior floresta urbana da região Sul do País. Além disso, as ruas são arborizadas e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, também investe em paisagismo nos canteiros e espaços públicos para deixar os ambientes mais agradáveis, bonitos e propiciar que a comunidade sempre esteja convivendo com a natureza, mesmo frente ao avanço dos prédios. É o progresso aliado à sustentabilidade.
Com a chegada da primavera, o colorido das flores da estação trazem ainda mais beleza à cidade. Avenida Brasil, Praça da Bíblia e Praça Itália, agora estão recebendo as plantas salvia vermelha e branca, vinca e tagetão (amarelo e laranja).
Já ao longo da Avenida Tancredo, além do ajardinamento florístico, implantou-se o paisagismo nos dois principais canteiros: o da entrada da cidade e o de frente a Igreja Santo Antônio, e alguns menores no trecho principal. As principais espécies plantadas são: Beijo, Salvia, Begonia, tagetinho, vinca, érica e tagetão.
ALERTA
No entanto, há ainda vândalos que não respeitam os espaços públicos e danificam os canteiros, comprometendo o bem-estar coletivo. Esse tipo de vandalismo tem sido um problema frequente em vários pontos de Cascavel. Porém, não houve flagrantes. Quando a equipe chega para trabalhar é que nota o furto das plantas.
Vale alertar que esse tipo de ação é passível de multa, que varia de R$ 100 até R$ 1 mil por metro quadrado. Inclusive, podendo gerar prisão, uma vez que é crime destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia.
O Município e a comunidade cuidam das flores. Se você flagrar esse vandalismo, acione a Patrulha Ambiental, da Guarda Municipal, pelo 153 ou a Secretaria de Meio Ambiente pela Ouvidoria no 156. O bem público é de todos.
Fonte: Secom