Nesta segunda-feira (7), 57 brasileiros repatriados do Líbano chegaram ao aeroporto de Foz do Iguaçu. Eles foram recebidos por representantes de instituições árabes locais, do Ministério do Desenvolvimento Social, do Ministério da Saúde e da Itaipu, que disponibilizou vans para levá-los a casas de familiares e locais de acolhida.
Brasileiros repatriados
Esse grupo faz parte dos 229 repatriados que chegaram a São Paulo no domingo (6) em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). O diretor administrativo da Itaipu, Iggor Gomes Rocha, destacou a importância do apoio a esses compatriotas. “Enquanto o conflito continuar, mais brasileiros buscarão repatriamento. Estamos à disposição para ajudar”, afirmou, mencionando um novo Comitê Especial para a Repatriação de Brasileiros no Líbano.
Jihad Abu Ali, diretor de Assuntos Internacionais da Prefeitura de Foz do Iguaçu, ressaltou a relevância do suporte da Itaipu: “Acionamos a empresa, que prontamente atendeu às nossas necessidades logísticas. Esperamos que até 3 mil pessoas cheguem à cidade nos próximos meses.” Ele ainda destacou o apoio do presidente Lula a essas iniciativas.
Familiares
Amara Abbas aguardava a chegada de familiares de Beirute na área de desembarque, e o reencontro foi emocionante. “É difícil conter as lágrimas, mas estou muito feliz de receber meu pai, minha irmã, meu cunhado e minhas sobrinhas. Eles estavam começando a vida lá, mas não podiam mais ficar devido aos bombardeios. Agora, é hora de recomeçar.”
Por fim, os voos da FAB continuam a operar para garantir a segurança e o retorno dos brasileiros no país afetado pelo conflito.
Fonte: Itaipu Binacional