Cotidiano

Informe da Redação

Questões partidárias

Durante sua visita em Cascavel, o governador do Paraná, Ratinho Junior, disse que Cascavel têm bons nomes para dar continuidade ao trabalho de Paranhos frente a prefeitura de Cascavel. No entanto, diferente do que disse na última entrevista, de que o governo iria dar apoio ao candidato escolhido por Paranhos, nessa vez, Ratinho disse que deverá esperar o cenário político municipal se definir até abril para então ter um posicionamento sobre quem será o “abençoado” pelo governo do Paraná.

 

Mudança secretariado

Foi publicada no Diário Oficial do Município de Cascavel a exoneração, a pedido do jornalista Jefferson Lobo, que acumulava os cargos de secretário da Secretaria de Comunicação e de Cultura. Na mesma oportunidade, o prefeito Leonaldo Paranhos nomeou Mozzart Carvalho Piccoli para gerir a secretária de Comunicação interinamente e Walter Parcianello, como novo secretário de Cultura de Cascavel.

 

Novo vereador

Tomou posse do cargo de vereador de Cascavel na manhã de ontem (2), o segundo suplente do partido Republicanos, Eduardo Laurentino. Ele substitui a vereadora Professora Beth Leal, que pediu licença do mandato por 30 dias.

 

Paulo Martins

O governador do Paraná, Ratinho Junior, nomeou o ex-deputado federal Paulo Eduardo Martins como assessor da governadoria. Martins foi candidato ao Senado nas eleições de 2022, ficando em segundo lugar. Caso o senador Sergio Moro seja cassado pela Justiça Eleitoral, Paulo Martins é nome forte e terá o apoio do governo para a disputa pela vaga.

 

Licitação suspensa

Por meio de duas medidas cautelares emitidas pelo TCE-PR, a Corte determinou que o DER-PR suspenda imediatamente o andamento das concorrências públicas para manutenção de vias. Ambas as decisões atenderam aos pedidos feitos por Unidade Técnica da Corte. Nas duas petições, a unidade apontou para a existência de seis possíveis irregularidades em ambos os certames capazes de afetar a formulação de propostas.

 

Lista aprovada

O TSE Eleitoral aprovou, por unanimidade, a lista tríplice de indicados ao cargo de desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Agora, a relação será encaminhada ao presidente Lula, que irá escolher e nomear o integrante à cadeira vaga, conforme prevê a legislação. Compõem a lista os juristas Graciane Aparecida do Valle Lemos, José Rodrigo Sade e Roberto Aurichio Junior. A vaga foi aberta com a saída de Tiago Paiva dos Santos.

 

Fim reeleição

A Proposta de Emenda à Constituição 12/2022 que tramita no Senado Federal, propõe o fim da reeleição para presidente, governador e prefeito, além do aumento dos mandatos no Executivo de quatro para cinco anos a partir de 2026. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), incluiu o fim da reeleição entre os debates que estarão na pauta do Congresso Nacional neste ano.

 

Aposentadoria governador

A Procuradoria Geral do Estado se manifestou contra o pagamento da aposentadoria especial ao ex-governador do Paraná, Roberto Requião, no processo em que ele move contra o Estado no STF.  Requião busca uma extensão do direito obtido por cinco ex-governadores que conseguiram retomar, junto ao próprio STF, o pagamento da pensão, que fora interrompido em 2019 pelo governador Ratinho Junior através de emenda constitucional.