Cerca de dois mil profissionais da Copel estão mobilizados em todo o Paraná para restabelecer o fornecimento de energia, após o temporal de grandes proporções que atingiu diversas regiões do estado no início da tarde desta quinta-feira, dia 24. As equipes atuam em 1,9 mil serviços emergenciais espalhados por todo o Paraná, com cada emergência representando um ponto distinto da rede que precisa ser inspecionado e consertado.
Atualmente, 155 mil imóveis estão sem energia no estado. As regiões Oeste e Sudoeste foram as mais atingidas, com 88 mil consumidores ainda sem fornecimento de eletricidade. As fortes rajadas de vento derrubaram uma torre de transmissão na região. Em Cascavel, onde os ventos chegaram a mais de 100 km/h, 21 mil imóveis permanecem sem energia.
Além de Cascavel, os municípios de Santa Tereza do Oeste, Nova Prata do Iguaçu e São Jorge do D’Oeste são os mais afetados no Oeste e Sudoeste, concentrando mais da metade dos serviços emergenciais.
RMC
Na Região Metropolitana de Curitiba e no litoral, 34 mil imóveis ainda estão sem energia. Os municípios mais prejudicados são Rio Branco do Sul, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Colombo e Quatro Barras.
Norte
Na Região Norte, o temporal impactou principalmente Apucarana, onde ventos de 78 km/h resultaram no desligamento de 10 mil imóveis no auge da tempestade. Ademais, em Rolândia e Londrina também foram afetadas, e, no momento, 22 mil imóveis seguem sem energia na região.
Noroeste
No Noroeste, aproximadamente oito mil imóveis continuam sem energia, especialmente em Nova Esperança, Icaraíma, Mandaguari e Marialva. Além disso, na Região Centro-Sul, três mil imóveis estão desligados, afetando principalmente União da Vitória e Palmeira.
Segurança
A Copel orienta a população a manter distância de áreas com postes quebrados ou fios caídos. Portanto, situações de risco devem ser informadas pelo telefone 0800 51 00 116. O aplicativo da Copel notifica a falta de luz. A empresa também disponibiliza o site www.copel.com ou pelo WhatsApp 41 3013-8973.
Fonte: Assessoria