Cascavel - No dia 7 de abril de 2025, celebramos o Dia Mundial da Saúde com o tema: ” Começos saudáveis, futuros esperançosos “, destacando a urgência de garantir acesso universal a serviços de saúde de qualidade desde o nascimento, para todos. A campanha convoca governos e profissionais de saúde a intensificarem esforços para erradicar mortes maternas e neonatais, priorizando o bem-estar das mulheres.
A Associação Médica de Cascavel também incentiva a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares, além de defender o esforço coletivo nas campanhas de vacinação e prevenção de doenças.
Dr. Cristiano Mroginski, presidente da Associação Médica de Cascavel, destaca que o Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade para refletir sobre os desafios persistentes, como a desigualdade no acesso aos serviços de saúde, que se agravou durante a pandemia de COVID-19. Além da necessidade de valorização dos profissionais do setor, incluindo a formação de especialistas. “Estamos carentes de profissionais especialistas por falta de locais suficientes para atender a demanda na residência médica. É fundamental que o poder público olhe com cuidado para os investimentos na área, para que assim consigamos ter maior quantidade de médicos bem preparados para atender aos pacientes”, completa. Neste Dia Mundial da Saúde, lembremos que a saúde é um bem precioso e um compromisso coletivo que pode transformar vidas e comunidades.