Cotidiano

Coluna ADI pelo Paraná: Segunda Ponte, 1 milhão de doses e taxa de mortalidade

Coluna ADI pelo Paraná: Segunda Ponte, 1 milhão de doses e taxa de mortalidade

Foto: Valtemir de Souza/Itaipu

Segunda Ponte

A construção da Ponte Internacional da Integração sobre o Rio Paraná, que vai ligar Foz do Iguaçu, no Brasil, e Presidente Franco, no Paraguai, está com 49% da obra concluída. Os investimentos nessa obra, financiada pela Itaipu Binacional, já somam R$ 115 milhões. A estrutura terá 760 metros de comprimento e vão-livre de 470 metros, o maior da América Latina. A previsão é de que a obra seja entregue em 2022.

 

1 milhão de doses

O Paraná ultrapassou a marca de 1 milhão de doses aplicadas da vacina contra o novo coronavírus. Até o início da tarde de domingo (28), o vacinômetro disponível no site da Secretaria de Estado da Saúde contabilizava 1.002.683 aplicações, sendo 792.734 paranaenses imunizados – 209.949 receberam a dose de reforço.

 

Celeridade

Os municípios paranaenses estão comprometidos em acelerar a vacinação contra a covid-19, que agora passa a ser aplicada ininterruptamente, de domingo a domingo. O governador Ratinho Junior reforçou a necessidade de acelerar a vacinação para que o Paraná feche o mês de abril com 100% pessoas com mais de 60 anos imunizadas, além de incluir novos públicos, como policiais e professores.

 

Queda

A perda de espaço no comércio regional na última década fez o Brasil deixar de exportar US$ 56,2 bilhões para a América do Sul. A conclusão consta em levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria). A participação do Brasil nas importações dos demais países sul-americanos caiu de 14,5% em 2010 para 10,7% em 2019. Da mesma forma, os países do subcontinente deixaram de vender para cá – o Brasil absorveu apenas 7,4% das exportações sul-americanas em 2019, contra 10,5% em 2010.

 

Taxa de mortalidade

Entre novembro de 2020 e março deste ano, oito a cada dez pacientes com covid-19 intubados em UTIs do Brasil morreram, segundo dados do Ministério da Saúde compilados por pesquisadores da USP e da Fiocruz. A taxa de mortalidade de pacientes internados no País, de 83,5%, é uma das maiores do mundo.

 

Moderno

A Embraer apresentou pela primeira vez em voo o seu novo carro voador elétrico. O protótipo em tamanho reduzido decolou da sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP). O projeto faz parte da Eve Urban Air Mobility Solutions, dedicada a desenvolver o ecossistema de mobilidade aérea urbana.

 

Vem vacina!

O Instituto Butantan entregou nessa segunda-feira (29) nova remessa de 5 milhões de doses da Coronavac, vacina contra covid-19 do laboratório chinês Sinovac, ao Ministério da Saúde. Nessa segunda, o Butantan chegou a 19,3 milhões de doses enviadas ao ministério somente em março. O cronograma de entregas de vacinas do Ministério da Saúde prevê 575,3 milhões de doses de vacinas até o final deste ano. São mais de 562 milhões de doses já contratadas pela pasta.