Na série de reportagens sobre as Obras da Saúde, vamos destacar nesta semana a obra da Unidade de Saúde da Família (USF) do Guarujá. A construção iniciou em março deste ano.
Em 2019, a unidade foi responsável por 12.118 atendimentos, entre consultas médicas ESF (Equipe de Saúde da Família), enfermagem e serviço social, além de 26.884 procedimentos ambulatoriais.
6.168 procedimentos odontológicos foram realizados na unidade de saúde do bairro. A população referenciada do Guarujá é de 6.034 moradores.
A nova unidade de saúde poderá comportar até três equipes de saúde da família completas, proporcionando ambientes adequados e acessíveis à população e aos servidores. “É uma obra muito esperada, tivemos o envolvimento da comunidade através do conselho local de saúde, da associação de moradores, das Igrejas Católicas e Evangélicas que abraçaram essa causa porque era a necessidade da população em ampliar o serviço de saúde com uma nova unidade.”, destacou o presidente da Associação de Moradores do Guarujá, Leone José de Oliveira.
“É uma luta de todos. Conversamos com o prefeito Paranhos e com o Secretário Municipal de Saúde, Thiago Daross Stefanello, sobre essa viabilidade e graças à Deus as obras, que iniciaram neste ano, seguem em ritmo acelerado. Estou acompanhando desde a terraplanagem e quero registrar cada momento da nova estrutura de saúde que o bairro merece”, enalteceu Leone.
Auxiliar de Enfermagem Clodoaldo: 29 anos dedicados à Unidade de Saúde da Família do Guarujá
Clodoaldo Aparecido Assunção é auxiliar de enfermagem e há 29 anos dedica o maior tempo de sua vida zelando pelo bom trabalho e atendimento aos pacientes da USF Guarujá. Ele descreve, com orgulho e satisfação, de poder servir ao próximo, desde quando integrou à equipe de saúde do bairro em 10 de dezembro de 1991.
“A nova unidade terá um papel muito importante no pós pandemia com as novas adaptações para o atendimento ao paciente. Ao longo dos anos que dediquei meu trabalho ao serviço público, registramos histórias tristes e alegres; no entanto, todas essas histórias aprendemos com elas porque são coisas da vida e que servirão para o nosso desempenho no futuro”, enfatizou Clodoaldo.
“Com relação à nova unidade, a tendência é melhorar ainda mais nosso atendimento à população do bairro Guarujá, desde a recepção, triagem pela equipe de enfermagem até os consultórios odontológicos e médicos. Sobre a pandemia, é preciso perseverar na fé, pois dias melhores virão, paciência com os devidos cuidados na proteção a própria saúde – plantar bem agora para colhermos bem no futuro”, completou.
Dedicação da comunidade
A coordenadora da Unidade de Saúde da Família do Guarujá, Adriana Pyl, citou a dedicação da comunidade e o conselho local de saúde nas tratativas de angariar uma nova unidade para o bairro junto à administração municipal.
“A nova unidade vem contemplar uma espera de anos da comunidade e para nós servidores. Com muita alegria, estamos acompanhando passo a passo dessa obra para que os profissionais da saúde possam desenvolver suas atividades em espaços adequados e organizados, prestando o atendimento com mais conforto aos pacientes.”, comentou Adriana.
“A nova USF Guarujá fortalecerá ainda mais o propósito de atendimento junto aos pacientes e seus familiares. A estrutura nova também representará uma homenagem aos pioneiros dessa comunidade, que sempre aguardavam por essa edificação.”, finalizou.
A obra
14,51% da obra já foram executados. A unidade contará com: recepção, pré-consulta, sala de vacina, farmácia, 1 consultório odontológico com a capacidade total de 3 cadeiras odontológicas, escovário, sala de curativos/suturas e coleta de material, sala de aplicação de medicamentos, sala de atendimento individualizado, sala de serviço social, sala de inalação coletiva, cinco consultórios, sala de reunião e educação em saúde.
Além disso, a USF Guarujá contará com sala dos agentes comunitários em saúde, sala administração e coordenação, vestiários masculino e feminino com sanitários, copa, DML, sala de limpeza e desinfecção, sala de armazenamento e estocagem de material esterilizado, almoxarifado, rouparia, shaft/rack, sanitários masculino, feminino e estacionamento.
O valor do investimento na edificação é de R$ 1.9 milhão sendo R$ 512 mil em emenda parlamentar.
Já o mobiliário está em fase de processo licitatório a ser elaborado pela Divisão de Insumos da Secretaria Municipal de Saúde. As obras devem ser concluídas em janeiro de 2021.
Desde o surgimento do Programa Saúde da Família (PSF), em 1994, até o ano de 2016, Cascavel havia implantado apenas 27 equipes. No entanto, nos últimos três anos, 22 Equipes de Saúde da Família (ESF) foram implantadas.