Política

Cascavel violenta

Homenageado ontem pela Câmara de Vereadores, o promotor de Justiça, Alex Fadel, evidenciou na tribuna algo que muitos cascavelenses já sabem: a criminalidade está em alta, mesmo com medidas de combate implantadas pelo Estado e com a implantação da Guarda Municipal. “Os índices de violência são altos. Cascavel ainda tem alto índice de homicídios e crimes de trânsito”, disse Fadel, embasado nos processos encaminhados ao Poder Judiciário.

A situação, conforme explanou o promotor público, é comprovada pelo reforço no Judiciário para analisar os crimes cometidos na cidade, com uma estrutura superior a Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu.

O trabalho do Ministério Público acelerou julgamentos de processos que estavam parados há mais de dez anos em Cascavel: réus e vítimas a espera de uma resposta da Justiça. Só ano passado foram levados ao Tribunal do Júri 180 casos diferentes, enquanto que em anos anteriores a média de processos era de 70. Fadel sugere mudança no perfil dos profissionais que atuam na Justiça e também em todo processo de recuperação de quem cometeu algum crime. “Os novos promotores estão buscando meios alternativos para combater a criminalidade. Do jeito que está não está resolvendo. A pessoa sai da cadeia pior. Tento resolver a situação por justiça e não vingança, o que nem sempre é compreendido”.

Juiz recebe homenagem

O juiz de Direito, Marcelo Carneval, há seis anos em Cascavel, também recebeu homenagens dos parlamentares. Ele ressaltou a importância da implantação da Vara especializada em crimes de trânsito e também de crimes dolosos a vida, desde dezembro de 2016. “Era um anseio da comunidade de Cascavel. Nesse momento o foco é trabalhar de maneira intensa sobre os crimes de trânsito. A resposta está vindo, não só de forma repressiva, mas preventiva em ações para reduzir os volumes de crimes”.

JOSIMAR BAGATOLI

FOTOS: Flávio Ulsenheimer e Assessoria do Estado

Legenda: Os votos de louvor e congratulações ao juiz de Direito da 1ª Vara Criminal Marcelo Carneval e ao Promotor de Justiça do Tribunal do Júri, Alex Fadel, foram oficializados na Câmara nesta terça-feira