A exposição das telas pintadas no projeto Mãos que Criam, da PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel), segue até a próxima segunda-feira (21) no hall da Prefeitura de Cascavel.
O projeto é desenvolvido na PEC com objetivo intermediar o processo de ressocialização dos privados de liberdade por meio de atividades que proporcionam o resgate e o desenvolvimento de habilidades artísticas. Ao todo, 22 obras estão em exposição.
É realizado desde 2019 por meio da parceria da PEC/Depen-PR (Departamento Penitenciário do Paraná) com o Conselho da Comunidade de Cascavel e o Ceebja (Centro Estadual de Educação Básica de Jovens Adultos) Wilson Antônio Neduziak.
Os internos dispõem de estrutura básica para a atividade. Eles contam com um preso monitor com formação profissional e competência para orientar os demais implantados na atividade.
No decorrer da organização e da produção da exposição, as artistas consagradas de Cascavel Marines Dall Pozzo Pilonetto, Nani Nogara, NRabelo e Sirlei Salvadori doaram materiais de pintura, como cavaletes, pincéis, tintas, telas e outros.
Para resguardar a integridade dos internos, os nomes dos artistas não serão expostos e as telas são assinadas com pseudônimos.