Política

G7 realiza encontros para discutir projetos das novas concessões

Os encontros em que serão tratadas as obras nas estradas que passam pelas regiões oeste e sudoeste ocorrem nesta sexta-feira (19), das 9h às 12h e das 14 às 17h

G7 realiza encontros para discutir projetos das novas concessões

Curitiba – O G7, grupo composto pelas principais entidades do setor produtivo paranaense, realiza nesta semana, de 15 a 19, reuniões técnicas regionais com integrantes do Ministério de Infraestrutura para detalhar os projetos previstos em cada um dos seis lotes do novo modelo de concessão de rodovias do Paraná. Os encontros em que serão tratadas as obras nas estradas que passam pelas regiões oeste e sudoeste ocorrem nesta sexta-feira (19), das 9h às 12h e das 14 às 17h, com transmissão pelo Canal da Indústria do Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), no Youtube.

Pela manhã, o foco será o Lote 5 do novo modelo de concessão. Ele inclui trechos da BR-369, entre Cascavel, Campo Mourão e Maringá; e das BRs-467 e 163, entre Cascavel, Toledo e Guaíra. Já à tarde, serão apresentados os projetos do Lote 6, que abrange a BR-277, entre Foz do Iguaçu, Cascavel e Guarapuava, até o Trevo do Relógio; a BR-163, entre Cascavel, Capitão Leônidas Marques e a região Sudoeste; e a PR-280, entre Realeza, Francisco Beltrão e Pato Branco.

O objetivo das reuniões é entender a previsão de obras em cada lote, abrindo a possibilidade de que, com suas experiências, pessoas que vivem e trabalham nas respectivas regiões possam apontar se as intervenções necessárias e seus respectivos cronogramas de execução estão contemplados na proposta do ministério. Para isso, serão abordados detalhes dos projetos de ampliação de capacidade, com a localização das duplicações, contornos, faixas adicionais, marginais, terceiras faixas, cruzamentos em nível e em desnível e áreas de escape em serras, assim como a posição das passarelas para travessia de pedestres e das praças de pedágio.

O G7 reforça que, nessas reuniões, serão abordados especificamente os detalhes dos projetos técnicos. Não será discutida a modelagem prevista para escolha do vencedor da licitação, tema que está sendo tratado em outras esferas.