Política

EXCLUSIVO: Confira a primeira pesquisa para prefeito de Cascavel para as eleições de 2024

O desempenho dos partidos nas eleições municipais oferece uma prévia do cenário político para os próximos anos
O desempenho dos partidos nas eleições municipais oferece uma prévia do cenário político para os próximos anos

A corrida pela disputa da cadeira de prefeito de Cascavel nas eleições de 2024 já iniciou. Ainda que publicamente as ações dos possíveis candidatos possam parecer “frias”, nos bastidores da política o clima já “quente”, com grande movimentação dos possíveis candidatos e construções de candidaturas. Nomes bem conhecidos e algumas ‘novidades’ no cenário cascavelense já trabalham para se cacifarem para as escolhas partidárias e a formação das coligações.

Na edição de hoje, o jornal O Paraná, em parceria com o Instituto SDS Pesquisas, traz a primeira sondagem entres os eleitores de Cascavel, mostrando o possível quadro da corrida à Prefeitura.  O atual prefeito Leonado Paranhos não poderá concorrer novamente, uma vez que está em seu segundo mandato.

Vale lembrar também que a movimentação de candidatos (para prefeito e vereadores) tem influência direta da reorganização política nacional e estadual e muita coisa pode mudar até as convenções partidárias que definirão candidatos e coligações ainda pode acontecer.

 

A pesquisa

O levantamento foi realizado por meio de entrevistas com 800 eleitores em Cascavel, entre os dias 17 e 20 de março de 2023. O levantamento foi realizado com base na amostragem populacional, com moradores do centro, regiões norte, leste, sul, oeste e área rural, estratificada por sexo, idade e local de moradia. A margem técnica de erro é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa tem um índice de confiabilidade de 95%.

 

Espontânea

No cenário espontâneo, quando o entrevistado cita voluntariamente o nome do candidato em que pretende votar, o SDS Pesquisas fez a seguinte pergunta: “Se as eleições para prefeito fossem hoje, em quem você votaria?” Neste cenário, dos 800 entrevistados, 319 apresentaram o nome do seu candidato. Não foram contabilizados os indecisos e aqueles que, por desconhecimento da impossibilidade da reeleição de Paranhos, citaram o atual prefeito.

O mais citado pelos eleitores foi o ex-prefeito Edgar Bueno, que aparece liderando com 21,94% dos votos. Em seguida aparece o deputado estadual Marcio Pacheco, com 12,63% dos votos. O terceiro colocado nesse cenário é o atual vice-prefeito de Cascavel, o empresário Renato Silva, que somou 11,15%. O ex-vereador e ex-candidato a deputado estadual Paulo Porto aparece com 6,89%. Na sequência aparece o vereador licenciado, Romulo Quintino teve 5,04% das intenções de voto. O deputado estadual de primeira viagem, Batatinha somou 4,80% das intenções. Outro deputado que aparece na sequência é Gugu Bueno com 4,48%.

O presidente da Câmara de Cascavel o vereador Alécio Espínola somou 4,48%. O ex-deputado federal Alfredo Kaefer também apareceu com 4,48% das intenções. O deputado estadual Professor Lemos tem 4,07%. O ex-deputado federal e ex-candidato a prefeito de Cascavel, Evandro Roman somou 3,44%. Adelino Ribeiro teve 2,82%, seguido do ex-deputado estadual Coronel Lee que teve 2,19%. O empresário Henrique Mecabô teve 1,56%.  O ex-deputado federal Frangão teve 1,56%.

 

Menos 1%

Nesse cenário também foram apontados nomes de outros candidatos, contudo, não atingiram 1% das intenções: Marcos Vinícius (0,94%); Nelsinho Padovani (0,94%); Dr. Lísias (0,62%); Valter Parcianello (0,62%); Inês de Paula (0,62%); Juarez Berté (0,62%); Marlise da Cruz (0,62%); Jairo Eduardo (0,62%); Celso Dal Molin (0,62%); Dr. Jorge Bocasanta (0,62%); Pedro Sampaio (0,31%); Professora Liliam (0,31%); Laerson Matias (0,31%); Anão Tanajura (0,31%); Fão do Bolsonaro (0,31%) e Dr. Jadir (0,31%).

 

Pesquisa Estimulada

No cenário estimulado, quando o entrevistado apresenta os nomes dos candidatos, o SDS Pesquisas questionou: “Se as eleições para prefeito fossem hoje sendo esses candidatos em qual você votaria?”

O ex-prefeito Edgar Bueno também teve o melhor desempenho e apareceu com 29,25% das intenções, seguido do deputado Marcio Pacheco, escolhido por 17,38% dos entrevistados. O vice-prefeito Renato Silva teve 12,13%, já o deputado Gugu Bueno apareceu com 6,25%, seguido de Paulo Porto com 4,50% e Henrique Mecabô teve 3,38% das intenções. Nesse cenário, foi inserido o nome de Valdinei Silva, presidente do FCC Cascavel, que teve 3% das intenções.

Indecisos somam 11%. Já 12,22% dos entrevistados disse que votaria em branco. Outros 0,88% não informaram.

 

“De jeito nenhum”

A pesquisa mostra também o potencial de rejeição dos candidatos, ou seja, quando o eleitor aponta o candidato em quem jamais votariam. O SDS Pesquisas questionou: “Dos nomes citados para prefeito, em qual você não votaria de jeito nenhum?”

De acordo com o estudo, 18,88% dos entrevistados afirmou não votar de maneira nenhuma para o ex-prefeito Edgar Bueno, já 7,25% disseram que não escolheriam o ex-vereador Paulo Porto. Na sequência, aparece o deputado Gugu Bueno com 6,75% e outro 6% disseram que não votariam no deputado Marcio Pacheco, já Henrique Mecabô aparece com 2,73%.  O vice-prefeito Renato Silva aparece com 2,25%, seguido de Valdinei Silva com 1,13%.

Outros 55% dos entrevistados disseram que não tem nada contra nenhum dos nomes apresentados.