Política

Cida, Ratinho e Nelton: quem serão os vices?

Curitiba – Em convenção estadual ontem, o PP confirmou o nome da governadora Cida Borghetti à reeleição ao governo do Paraná. Ela já recebeu o apoio oficial de nove partidos. A governadora destacou o grande apoio para a sua campanha à reeleição: "Minha expectativa é de vitória. Construímos a maior aliança possível e que vai dar a oportunidade de caminharmos juntos firmes e fortes, cada vez mais poder ter orgulho de fazer um Paraná exemplo para todo o Brasil", disse Cida. Até o momento, são nove partidos na aliança política em torno de Cida: PP, PSDB. PTB, DEM, PSB, Pros, PMB, PMN e PTC.

Para a governadora, o apoio é resultado da gestão com "rapidez, agilidade e transparência". "Temos o gabinete de portas abertas, uma gestão eficiente para atender a todos e todas as 399 cidades", concluiu.

Contudo, a definição do vice ficou para este domingo.

Situação semelhante vive o deputado estadual Ratinho Jr. (PSD), que, embora tenha sido o primeiro a anunciar a candidatura, também continua na “fumaça branca”. Rodeado de representantes do G7 e com apoio de oito siglas (PSD, PSC, PV, PR, Avante, PHS, PRB e PPS), Ratinho deixou para a última hora a definição da chapa.

Em meio aos contratempos da semana, com a desistência de Osmar Dias, o PDT decidiu disputar as eleições e anunciou Nelton Friedrich ao governo. O ex-deputado vinha coordenando o plano de governo de Osmar. O partido também deixou para este domingo a definição do vice, mas, sem muito apoio, deve ir de chapa pura.

O PT vai de Dr. Rosinha ao governo, mas também não confirmou o vice ainda à espera do MDB, que faz convenção neste domingo (5) e, a princípio, anunciará o deputado federal João Arruda ao governo do Estado.

As únicas chapas já definidas são do Psol, que oficializou o nome do professor Luiz Romero Piva e da assistente social Fernanda Camargo à disputa de governador e vice-governadora do Paraná, e a do Rede/PPL/SD, com o professor Jorge Bernardi a governador e o advogado Juliano Murbach a vice.

 

 

Em convenção, PDT lança Nelton ao governo

Com a presença do presidente nacional do partido, o PDT estadual confirmou na convenção de ontem (4) que seu candidato a governador será o ex-deputado constituinte Nelton Friedrich, em substituição a Osmar Dias, que desistiu da disputa na véspera. "Eu estava propenso a disputar mandato porque estou indignado com o que está acontecendo em Brasília e no Paraná. Não posso ficar de braços cruzados e omisso. Essa possibilidade de ser o candidato ao governo pelo PDT vai depender dessas últimas conversas, mas se for essa a minha missão, a missão será cumprida", disse Nelton.

Outra decisão tomada: o PDT concorrerá com chapa de candidatos a deputados federais e estaduais sem se coligar com qualquer outro partido. O ex-prefeito Gustavo Fruet chegou a ser sugerido como substituto de Osmar, mas ele encabeçará a lista para a Câmara Federal.

Questões em aberto serão decididas pela Executiva provisória que se reúne neste domingo.

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, conduziu a convenção estadual e disse que a prioridade é a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República: "O objetivo é garantir palanque para a candidatura nacional de Ciro Gomes, que vem desbravando a bandeira do trabalhismo com coragem, ousadia e preparo", afirmou Lupi. "Estamos conversando com alguns partidos que têm projetos parecidos com o nosso e que podem aderir a esse processo".

No último dia das definições, no Paraná algumas chapas ainda estão em aberto e partidos indefinidos. Confira quem já está com quem:

Governadora: Cida Borghetti

vice: ?

Senado: Alex Canziani e Beto Richa

PP

PSB

PMN

PROS

PMB

DEM

PTB

PTC

PSDB

 

Governador: Ratinho Jr.

Vice: ?

Senado: Renan da Mata

PSD

PSC

PV

PR

Avante

PHS

PRB

PPS

 

Governador: Jorge Bernardi

Vice: Juliano Murbach

Senado: Flávio Arns e Luiz Adão Marques

Rede

DC

PPL

 

Governador: Professor Piva

Vice: Fernanda Camargo

Senado: Rodrigo Tomazini e Jacqueline Parmigiani

PSOL

PCB

 

Governador: Dr. Rosinha

Vice: ?

Senado: Mirian Gonçalves e Marli Gonçalves Costa

PT

 

Governador: Dr. Zequinha

vice: ?

Senado: Marli Gonçalves Costa

PCdoB

 

Governador: Geonísio Marinho

Vice: Paulo Nori

Senado: Rodrigo Reis e José Maria Boni

PRTB

 

Governador: Ivan Bernardo

Vice: Carminha Moreira

Senado: ?

PSTU

 

Governador: João Arruda

Vice: ?

Senado: Roberto Requião

MDB

 

Partidos sem coligação a governador:

PSL – Delegado Francischini ao Senado

PODE – Professor Oriovisto ao Senado

Novo – Não lançará nem apoiará candidatos nas eleições majoritárias