Opinião

Mulheres priorizam economia, conforto e segurança na hora de comprar um carro

Mais de 2 mil respondentes de todo o país revelaram suas preferências na hora de adquirir ou mudar de carro

Mulheres priorizam economia, conforto e segurança na hora de comprar um carro

 

 

A Webmotors, portal de negócios para o segmento automotivo, anuncia os resultados de uma pesquisa inédita sobre o comportamento de compra e troca de veículos pelas brasileiras.

Mais de 2 mil respondentes de todo o país revelaram suas preferências na hora de adquirir ou mudar de carro. Participaram do novo estudo tanto consumidoras que já têm um veículo como aquelas que pretendem comprá-lo.

De acordo com o levantamento, os modelos hatch ainda representam a maior parte das intenções de compra, mas a busca por SUVs ganha destaque entre as consumidoras que vão trocar de carro.

“O estudo foi rodado entre os dias 11 e 15 de fevereiro e a participação de milhares de mulheres em um curto espaço de tempo revela o protagonismo e crescimento feminino em um setor que ainda possui uma predominância masculina”, analisa Cris Rother, da Webmotors.

Preferências

Mais da metade das entrevistadas (58%) já possui carro. Entre os modelos atuais, hatchs e sedãs correspondem a 54% do total. Quando questionadas sobre a troca por um novo veículo, 39% querem migrar para um SUV. Entre aquelas que ainda vão adquirir um carro (42%), esse número cai para 21%, com a maioria demonstrando interesse pelas carrocerias menores (72%).

Em ambos os perfis, porém, os fatores que mais chamam a atenção na hora da escolha são os três itens que não podem faltar em seu veículo: direção hidráulica/elétrica, trio elétrico e câmbio automático.

Embora o conforto (56%) e a segurança do veículo (48%) apareçam em destaque nos principais atributos a ser considerados, elas estão de olho mesmo é no desempenho e na economia do carro no dia a dia (74%). Honda Fit, HB20, Ônix e Ka estão entre os modelos preferidos pelas brasileiras.

Interesse de compra

“Aquele comportamento de compra em que o homem era responsável pela busca e pelo fechamento do negócio, ainda que o veículo fosse de propriedade da mulher, está mudando. Eu mesma pesquisei e escolhi o meu carro, da categoria SUV, mas meu marido e filha participaram do test-drive, uma vez que é o nosso carro de viagens”, enfatiza Cris.

 

 

Renault produzirá SUV no Paraná

 

O Renault Group anuncia a produção de uma nova plataforma CMF-B, da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, e um novo motor 1.0 turbo no Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, Paraná. Um novo SUV será produzido nesta plataforma.

“A decisão de localizar a moderna plataforma CMF-B no Brasil visa oferecer na América Latina o mesmo nível de conteúdo e qualidade que oferecemos mundialmente”, afirma José Vicente De Los Mozos, EVP Industrial Renault Group.

A plataforma CMF-B permite a chegada de novos produtos no futuro bem como uma eventual eletrificação, em coerência com o plano Renaulution.

O anúncio foi feito segunda-feira ao governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, pelo presidente da Renault América Latina, Luiz Fernando Pedrucci, e pelo presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo.

“Esta decisão demonstra o início da fase “Renovation” do nosso plano estratégico Renaulution na América Latina. Seguimos trabalhando para a aprovação de outros produtos para os demais países da latam onde temos fabricação”, afirma Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault América Latina.