“Somente quando estamos em sintonia com o nosso destino, com os nossos pais, com a nossa origem e tomamos o nosso lugar, temos força.” (Bert Hellinger)
Cada membro de nosso sistema familiar está conectado a todos os outros como se fosse o galho de uma grande árvore. Em uma árvore, cada galho está unido aos outros e todos a um tronco comum e do tronco seguem as raízes pelas quais as árvores se nutrem.
Quando compreendo que a minha história não começou no meu nascimento; quando compreendo que minha história está conectada à história de meus pais e a história deles a de meus avós, bisavós…, eu me conecto a este longo percurso da vida do qual emergi.
Feito uma árvore na qual o seu galho mais alto se nutre da seiva extraída do solo pelas raízes, eu descubro meu lugar e honro o que me trouxe até aqui. Assim como em uma árvore cada galho tem o seu lugar certo e não pode ser substituído por outro galho, também eu tenho o meu lugar que é somente meu em meu sistema familiar.
Somente quando olho para trás, para aqueles de onde vim, e entro em sintonia com eles, sobretudo com os meus pais, somente então serei capaz de tomar o meu lugar. Quando estou no meu lugar, e somente então, tenho força para seguir e passar a vida adiante.
Existem nas famílias muitas vezes pessoas enfraquecidas, pessoas que sofrem com tristeza profunda, com depressão; pessoas que encontram dificuldades de dar continuidade aos seus projetos pessoais e profissionais; pessoas que experimentam fracassos em seus relacionamentos e profissão.
Na maior parte das vezes, na origem destes quadros está uma desconexão com o seu sistema familiar, especialmente com os pais. O êxito no amor e na profissão precisa da conexão com os pais e o sistema familiar como um todo.
Você está sofrendo com alguma das situações ilustradas acima? Faça contato conosco! Nós podemos ajudar você.
—————————
JOSÉ LUIZ AMES E ROSANA MARCELINO são consteladores familiares e terapeutas sistêmicos e conduzem a Amparar – whatsapp https://bit.ly/2FzW58R