Fundo Sul
A proposta de criação do Fundo Sul, um fundo constitucional destinado a municípios com baixo IDH, ganha reforço com articulação para formar uma Bancada Regional dos estados do Sul e Sudeste. Este fundo pretende atuar em modelo semelhante ao já existente no Norte, Nordeste e Centro Oeste, com intuito de equilibrar as desigualdades econômicas e sociais. “No total, somos 277 parlamentares na Câmara. A ideia é unir força política e trabalhar na defesa do que é importante para a nossa região”, disse o coordenador do Paraná, o deputado federal Toninho Wandscheer.
Operando o Fundo
Para o diretor administrativo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – Luiz Carlos Borges da Silveira, o movimento para o Fundo Sul está ganhando força“ na medida em que parlamentares e segmentos da sociedade da cadeia produtiva, conhecem a realidade de alguns municípios do Sul, que necessitam de um desenvolvimento mais homogêneo, já que 20% deles, apresentam IDH baixo”. O BRDE terá o encargo de fazer as operações do Fundo, caso seja aprovado.
Eleição na Amop
A Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) convida os prefeitos para participar da Assembleia Geral de Eleição e Posse da Diretoria Executiva da Amop no dia 24 de março, sexta-feira, às 09h30, na sede da entidade.
Nova ponte
A Itaipu Binacional autorizou o repasse da primeira parcela de um convênio para a contratação de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) visando a construção de uma nova ponte entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul. O valor repassado será de R$ 2,6 milhões, que representam mais de 80% do total conveniado, de R$ 3,2 milhões. A nova ponte deverá ter dois quilômetros de extensão, sobre o Rio Paraná, e vai conectar o distrito de Porto São José, em São Pedro do Paraná, no Noroeste do Estado, a Taquarussu (MS). O projeto é uma parceria entre Itaipu, governo do Paraná e governo do Mato Grosso do Sul.
Próxima sede
O 5° Fórum Paranaense de Turismo Religioso, realizado de 15 a 17 de março, recebeu mais de 200 pessoas no Complexo Turístico Mega Rocio, em Paranaguá. O fórum contou com palestrantes nacionais e internacionais e também apresentou dezenas de iniciativas de turismo religioso do Paraná. Ao final foi divulgada a próxima cidade que deverá sediar o evento, Lunardelli, que abriga o Santuário Santa Rita de Cássia, o destino mais votado dentre os que se candidataram.
Sem pressão!
O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), afirmou que o prazo dado pelo governo dele para definição do novo pedágio pelo governo federal “não foi um ultimato”. Em 6 de março, o líder do Executivo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado estadual Hussein Bakri (PSD), disse que o governo estadual só esperaria até o fim do mês por uma decisão do governo federal sobre o novo modelo de concessões. “Eu falei, obviamente, para o ministro Renan Filho que nós temos que ter um prazo para essa solução, não dá para ficar toda semana postergando”, afirmou Ratinho.
Transformação digital
Com o objetivo de promover a inovação no Paraná, a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEIMT) e a Casa Lide assinaram nesta semana um protocolo de intenções para trabalhar em parcerias e inauguraram uma Agência da Inovação na estrutura do espaço, que fica em Curitiba. “Estamos unindo esforços para o desenvolvimento de projetos, eventos, discussões, incentivo ao fomento da tecnologia, para criar soluções voltadas à integração dos órgãos e entidades que executam atividades ligadas ao segmento de inovação e transformação digital”, destacou o secretário Marcelo Rangel.