Opinião

Coluna ADI pelo Paraná

Coluna ADI pelo Paraná

Demandas do Estado

O secretário de Planejamento Guto Silva esteve em Brasília em reunião com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Na ocasião, Silva levou à ministra detalhes das principais metas do Governo do Paraná para o segundo mandato do governador Ratinho Junior. Entre as demandas está o Tratado de Itaipu, que envolve o fim do financiamento da usina e o desejo pelo Estado de acessar uma parte dos novos recursos, o que pode ter um impacto econômico importante para o Paraná.

Planejamento de Governo

Guto também debateu sobre o Plano Plurianual (PPA), uma das principais ferramentas de planejamento do Governo do Estado e apresentou dois outros pleitos: a Nova Ferroeste, assunto que o Estado tem colocado muita energia e que é obra estratégica para ampliar a logística de escoamento da produção agrícola, e o custeio das rodovias federais que compõem o antigo Anel de Integração.

Doenças Raras

A deputada estadual Maria Victoria (PP), autora da lei que institui o Fevereiro Lilás, relembrou a importância da conscientização sobre as doenças raras. “Já tivemos avanços nos últimos anos como a criação da Política de Tratamento de Doenças Raras, a expansão da nossa rede de boa informação e de tratamento e a construção do Hospital da Criança de Maringá que contará com um Centro de Pesquisas de Doenças Raras; mas precisamos fazer mais e faremos”, pontua Maria Victoria.

Fevereiro Lilás

O Fevereiro Lilás é o mês de conscientização sobre as doenças raras no Paraná. A programação deste ano conta com simpósios, palestras e ações de saúde e mobilização em diversas cidades do Estado. A deputada explica que as doenças raras afetam milhões de pessoas em todo o mundo. São geralmente crônicas, progressivas, degenerativas e incapacitantes. “A conscientização contínua é o principal caminho para romper as barreiras da desinformação, da ausência de tratamento e até da discriminação”.

Corregedoria da Alep

O deputado estadual Artagão Júnior (PSD) é o novo corregedor da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O parlamentar substitui o deputado Ricardo Arruda (PL). A Corregedoria tem a função de garantir que as determinações do Regimento Interno, do Código de Ética e do Decoro Parlamentar da Casa sejam cumpridas integralmente pelos deputados estaduais. O nome de Artagão Júnior foi escolhido após reunião entre os líderes partidários e aprovado pelos demais parlamentares.

Frente parlamentar

O deputado estadual Evandro Araújo (PSD) propôs a criação de uma Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa sobre os impactos da Reforma Tributária no Paraná. Segundo o deputado, o objetivo da Frente é abrir uma ampla discussão com a sociedade civil paranaense, envolvendo todos os setores, para antecipar possíveis impactos tributários ao estado. “Essa é uma reforma que o Brasil precisa há muito tempo. Essa Assembleia Legislativa precisa antecipar esse debate e dar sua contribuição ao Governo Federal. Precisamos estudar os impactos da reforma no nosso estado”, explicou.

Concurso Unioeste

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) abre no próximo dia 15 de fevereiro o período de inscrições ao Primeiro Processo Seletivo Simplificado de 2023 (PSS1-2023) para contratação de Agente Universitário por prazo determinado na Unioeste e Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP). As inscrições vão até o dia 10 de março e devem ser realizadas apenas de forma eletrônica pela internet no endereço www.unioeste.br/concursos.