Opinião

ADI pelo Paraná: candidato, Encerramento dos Contratos de Pedágio e Fundeb

ADI pelo Paraná:  candidato, Encerramento dos Contratos de Pedágio e Fundeb

****Candidato

O deputado Tiago Amaral (PSB) anunciou que vai disputar a vaga para prefeito de Londrina nas eleições de 15 de novembro. “Trabalhei muito para chegar até aqui, e vou disputar a eleição neste ano. Sou parte de uma frente londrinense, na qual nossa ideologia é o desenvolvimento”, disse.

Frente

O deputado Arilson Chiorato (PT) vai presidir a Frente Parlamentar de Encerramento dos Contratos de Pedágio. Chiorato é o autor do requerimento para formação da frente e vai acompanhar a execução das obras e o encerramento dos contratos de pedágio. Além do alto custo das tarifas, grande parte das obras que estavam previstas durante o período de mais de 20 anos ainda não saíram do papel.

Vetos

O Congresso Nacional realizará três sessões para análise de todos os vetos presidenciais. As lideranças dos partidos decidiram ainda pautar para o dia 20 de agosto a votação da PEC que torna permanente o Fundeb. Os deputados e os senadores voltarão a se reunir nos dias 19 de agosto e 2 de setembro com o propósito de analisar todos os vetos presidenciais que estão pendentes.

Vacina russa

Uma semana antes de a Rússia anunciar o registro de uma vacina contra a covid-19, uma delegação do Ministério da Saúde se reuniu em sigilo, por videoconferência, com representantes do Fundo de Investimento Direto da Rússia para discutir a produção do imunizante no País. O governo ouviu que as duas doses necessárias custarão R$ 108 e a transferência de tecnologia em torno de R$ 271,5 milhões. Agora, o embaixador russo será convidado a participar de uma audiência na Câmara dos Deputados.

Nova Lava Jato

O combate ao crime no Mercosul terá força-tarefa semelhante à Lava Jato. Decreto do governo oficializa acordo entre países do mercado e possibilita o trabalho conjunto no combate ao crime organizado. A partir de agora, investigadores de diferentes países poderão formar força-tarefa conjunta para a investigação de crimes que, “por suas características transnacionais, exijam a atuação coordenada das autoridades competentes”.

***Mais segurança

A Secretaria Estadual de Segurança Pública assinou com mais quatro municípios – Foz do Iguaçu, Maringá, Paranavaí e Telêmaco Borba – termo de cooperação para troca de informações da área com as guardas municipais e forças de segurança. Vinte cidades já fazem parte desta rede integrada de informações para aprimorar a qualidade dos dados disponíveis.

Contrato proibido

Bancos e instituições financeiras serão proibidas de ofertar e celebrar contrato de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas através de ligação telefônica. Essa é uma das práticas que mais gera reclamações nos órgãos de defesa do consumidor. “Os aposentados e pensionistas mal recebem seus benefícios e já há um acesso de ligações, de várias instituições, oferecendo empréstimos”, disse o deputado Evandro Araújo (PSC), autor do projeto.

***Pré-candidato

Um projeto polêmico de construção de uma faixa de infraestrutura começa a ganhar destaque no cenário político com pré-candidaturas à Prefeitura de Pontal do Paraná no litoral. E é assim que o empresário Alfredo Parodi consolida seu nome como pré-candidato pelo PSDB. “Pontal do Paraná é um município carente e totalmente esquecido pelo governo. Não há políticas públicas para alavancar seu crescimento e sua estrutura é caótica nas áreas da saúde, segurança pública e educação”.